(+351) 221 140 070 / 915 424 402
(+351) 221 140 070 / 915 424 402

Não precisa de se resignar e mantê-los desalinhados para o resto da vida. Hoje em dia existem vários tipos de aparelhos dentários capazes de endireitar os dentes e conferir-lhe um sorriso bonito. Preparado para conhecê-los? Se a genética não favoreceu os seus dentes seremos nós a tratar do assunto!

Se anda a evitar sorrir porque tem os dentes tortos, sobrepostos ou espaçados vamos dar-lhe um verdadeiro motivo para tirar a mão da frente da boca! Na Clínica dentária Isabel Flores Allen no Porto, dispomos de vários tipos de aparelhos dentários capazes de corrigir o posicionamento dos seus dentes!

 

O que é um aparelho dentário?

Um aparelho dentário é um dispositivo utilizado em medicina dentária para corrigir o deficiente posicionamento dos dentes e dos maxilares. Dentro desta oferta existem vários tipos de aparelhos dentários disponíveis com diferentes finalidades:

  1. aparelho convencional fixo
  2. aparelho invisível
  3. aparelho removível
  4. aparelho de contenção

Aparelho dentário removível

O aparelho dentário removível é um aparelho dentário que serve para alinhar os dentes ou mantê-los na posição adequada, mas tem a particularidade de poder ser retirado da boca facilmente.

Regra geral, o aparelho removível possui uma base de resina acrílica (colocada no interior de uma ou das duas arcadas dentárias) e alguns elementos que se encaixam nos dentes.

 

Aparelho dentário fixo

Como não se pode retirar, o aparelho fixo é dos mais utilizados na especialidade de ortodontia de medicina dentária na nossa clínica, pois permite maior controlo do plano de tratamento por parte do médico dentista e por consequência, maior eficácia.

Este aparelho convencional é composto por bandas, fios, elásticos e brakets (peças coladas nos dentes, através das quais se aplica a força).

O aparelho fixo ou aparelho convencional, precisa de ser apertado mensalmente pelo médico dentista para conduzir os dentes, gradualmente, até à posição correta. O tratamento demora em média 1 a 2 anos, dependendo da gravidade do problema de ortodontia.

Aparelhos Dentários no Porto

Aparelho fixo estético ou aparelho de safira

O aparelho fixo estético é em tudo semelhante ao aparelho fixo, exceto na cor: este aparelho é fabricado com recurso a materiais a safira, daí também ser chamado de aparelho de safira, de forma a passar despercebido durante todo o tempo em que estiver a alinhar os dentes.

 

Aparelho autoligado

O aparelho autoligado não utiliza elásticos, mas é um aparelho dentário metálico com arcos presos diretamente nos brackets. As ligas também são ligeiramente diferentes das dos aparelhos fixos convencionais para permitir que o tempo de tratamento e a frequência das consultas de manutenção na Clínica Isabel Flores Allen seja menor do que nos outros aparelhos dentários.

 

Aparelho lingual

O aparelho lingual é um aparelho fixo que se distingue dos demais pelo facto dos brackets serem colocados na parte interna dos dentes e ficarem completamente invisíveis. O aparelho lingual é tão eficaz como os outros aparelhos fixos em que os brackets são colados à frente, mas pode causar algum desconforto inicial.

Se for o caso, basta proteger-se com cera para aparelho ortodôntico e manter os lábios e bochechas longe de qualquer ferimento que o aparelho fixo possa causar!

Aparelho invisível

O aparelho invisível ou Invisalign é composto por um conjunto de alinhadores transparentes e removíveis que se encaixam nos dentes. Não tem mais nenhum componente, é fabricado à medida e trocado periodicamente, como os outros aparelhos dentários, só que neste caso os nossos pacientes podem fazer a substituição em casa.

Este aparelho invisível, além de absolutamente discreto, tem ainda a ventagem de ser removível, pelo que se pode tirar para comer e lavar os dentes. No entanto, para que os dentes fiquem alinhados no menor espaço de tempo possível, recomendamos a sua utilização 22h/dia.

Interessado neste aparelho ortodôntico completamente inovador? A Clínica Dentária Isabel Flores Allen no Porto possui certificação Invisalign para trabalhar com os novos aparelhos invisíveis!

 

Expansor palatino

O aparelho expansor palatino é um aparelho ortodôntico utilizado em crianças e jovens, essencialmente, para corrigir a falta de largura transversal no palato ou céu da boca, porque quando a zona posterior do maxilar superior é mais estreita que a do maxilar inferior, os dentes ficam apinhados. Este aparelho expansor é particularmente importante para corrigir mordidas cruzadas.

Aparelho de contenção

aparelho de contenção é utilizado para manter os resultados obtidos com os nossos tratamentos de ortodontia (independentemente do aparelho que tiver utilizado) e deve ser usado para sempre, de preferência.

Os aparelhos de contenção podem ser fixos (fio de aço fino, colado na face interna dos dentes) ou removível (aparelho utilizado todo o dia durante 6 meses e depois, apenas durante a noite).

Com tantos aparelhos dentários disponíveis, não sabe qual escolher?

Na nossa clínica dentária no Porto podemos avaliar o seu caso e ajudá-lo a descobrir o tratamento mais indicado. Marque já a sua consulta.

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen