(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402

Procura por um aparelho dentário discreto? Indolor? Cómodo? Capaz de efetuar um tratamento ortodôntico mais rapidamente do que um aparelho fixo tradicional? Temos a solução! Dá pelo nome de aparelho autoligado.

Tal como o aparelho dentário fixo tradicional, com borrachinhas às cores, o aparelho autoligado corrige eficazmente dentes tortos, sobrepostos, espaçados, má oclusão, mordida cruzada e outros problemas estéticos só que oferece algumas vantagens acrescidas! 

 

O que é o aparelho autoligado?

O aparelho autoligado é um aparelho fixo cujo arco metálico é diretamente fixado nos brackets, dispensando o uso dos elásticos ou borrachinhas. Nestes aparelhos dentários, os brackets (suportes colados na superfície dos dentes) possuem uma estrutura semelhante a uma pequena tampa metálica que prende o arco, dispensando assim as borrachinhas.

Este aparelho também é chamado de aparelho autoligado Damon System por referência ao seu inventor, o ortodontista norte-americano Dwight Damon. E aqui na Clínica Dentária Isabel Flores Allen – sempre na vanguarda da tecnologia! – usamos este sistema, considerado o mais avançado e rápido que existe com brackets metálicos.

Clinicamente comprovado, o aparelho autoligado Damon System deixa os dentes direitos nas suas devidas posições em relação ao osso basal e expande o sorriso, geralmente sem extrações de dentes e num espaço de tempo muito curto.

Além disso, o aparelho autoligado Damon System melhora a estética do rosto, pois confere um grande volume às arcadas dentárias e projeta os lábios, pelo que a amplitude do sorriso acaba por ser maior do que a da ortodontia convencional, dando a aparência de um rosto mais jovem.

Não pesquise mais por “aparelho autoligado Porto” porque já encontrou uma clínica dentária, no centro da cidade, com esta solução para alinhar os dentes!

Aparelho autoligado vantagens

  • Maior conforto
  • Menos atrito
  • Tratamento mais curto
  • Menor número de visitas ao médico dentista
  • Evita extrações dentárias e o uso de dispositivos no palato
  • Maior higiene
  • Menos dor
  • Melhor estética facial

 

Para que serve o aparelho autoligado?

Serve para corrigir o posicionamento dos dentes, tal como qualquer outro aparelho dentário fixo: dentes tortos, sobrepostos, espaçados, má oclusão, mordidas cruzadas, nascimento de dentes fora do lugar, entre outros problemas.

Porém, o aparelho autoligado metálico é particularmente recomendado em tratamentos de ortodontia em pacientes periodontais porque as forças aplicadas são 50 vezes menores do que aquelas que são aplicadas com brackets tradicionais. Desse modo, estes pacientes podem recuperar o seu sorriso sem risco de perda de suporte ósseo nos dentes.

Qual a diferença do aparelho autoligado para o convencional?

A principal diferença é que o aparelho autoligado é mais discreto, não utiliza elásticos ou borrachinhas nos brackets. Desse modo é muito mais eficiente e indolor e não prejudica os tecidos periodontais.

Além disso - ou precisamente por isso - é mais confortável e fácil de higienizar porque acumula menos resíduos. Regra geral, também o tempo de tratamento com o aparelho autoligado é menor do que com o aparelho fixo tradicional, exige menos visitas ao médico dentista (não precisa de ser apertado) e normalmente não obriga à extração de dentes nem à utilização de expansores.

 

Aparelho autoligado estético

Se procura por um aparelho dentário ainda mais estético e discreto do que o aparelho autoligado metálico comum, saiba que existe a versão transparente. O chamado aparelho autoligado estético é em tudo igual ao outro, mas além de não utilizar elásticos, é fabricado em material transparente.

Consulte a Clínica Dentária Isabel Flores Allen no Porto para mais informações sobre aparelho autoligado estético ou aparelho autoligado metálico. Estamos ansiosos para melhorar o seu sorriso!

 

Quanto custa um aparelho autoligado?

Para responder a uma das principais pesquisas dos nossos clientes, “aparelho autoligado preço”, devemos começar por dizer que o aparelho autoligado estético é mais caro que o aparelho autoligado metálico e que este, por sua vez, é mais caro do que o aparelho fixo tradicional. Mas a verdade é que - transparente ou não – este sistema apresenta mais vantagens.

De qualquer modo, o preço do aparelho autoligado depende de uma série de variáveis, como o tipo de problema a corrigir, tempo necessário para o corrigir e características individuais de cada pessoa, como a formação da arcada dentária. Logo, só podemos orçamentar este tipo de tratamento ortodôntico após a avaliação individualizada do seu caso.

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen