(+351) 221 140 070 / 915 424 402
(+351) 221 140 070 / 915 424 402

Se precisa de alinhar os dentes, mas não gosta de aparelhos dentários fixos de metal com elásticos às cores, temos uma proposta irrecusável para lhe fazer: alinhar o seu sorriso de forma invisível com o aparelho Invisalign!

Dentes tortos, desalinhados e/ou afastados uns dos outros podem ser agora alvo de uma solução inovadora e discreta!

O aparelho invisível Invisalign, o sistema de alinhadores transparentes mais avançado do mundo, resolve questões de estética dentária através de tecnologia computadorizada 3D da Align Technology, para corrigir os seus dentes, e do software Clincheck, para ver o plano de tratamento e o resultado final antes mesmo de começar a usar o aparelho transparente!

Por outras palavras, este novo aparelho ortodôntico invisível permite-lhe melhorar o seu sorriso sem os inconvenientes dos aparelhos dentários tradicionais. Sem arames. Sem dor. Sem ter de mudar os seus hábitos diários. Vamos conhecer melhor o aparelho transparente Invisalign?

 

Ortodontia invisível

A clínica de medicina dentária no Porto, Isabel Flores Allen, pioneira na especialidade de ortodontia invisível, utiliza o sistema Invisalign® ou aparelho Invisalign, para alinhar de forma invisível os dentes tortos. Mas atenção que não se trata apenas de um aparelho transparente, mas sim de uma série de alinhadores ou aparelhos invisíveis e removíveis que corrigem progressivamente a posição dos dentes tortos. Não há metal.

Não há elásticos coloridos. Não há dor. O tratamento, além de discreto, é muito cómodo e tão ou mais eficaz do que os aparelhos dentários convencionais usados na ortodontia tradicional.

E isso porque o aparelho Invisalign® move, semana após semana, os dentes tortos para o alinhamento correto e muitas vezes em menos tempo que os sistemas tradicionais graças à tecnologia computadorizada 3D da empresa líder Align Technology, que realiza uma animação personalizada do movimento dos dentes durante o tratamento.

Desta forma verá o resultado antes de o começar o tratamento na nossa clínica de medicina dentária. Melhor era impossível!

Aparelho dentário Invisalign

De que são feitos os alinhadores da ortodontia invisível?

De smart-track, um polímero térmico fotossensível, ou seja, um plástico transparente semi-flexível que, apesar de praticamente invisível quando usado, é muito forte e resistente.

 

Que tipo de problemas resolve o aparelho Invisalign?

O aparelho invisível corrige quase todos os problemas de alinhamento dentário. Basta que o médico dentista ortodontista tenha capacidade para realizar o planeamento de forma eficaz.

Se tem dúvidas, marque uma consulta com a Dra. Isabel Flores Allen para saber se este tipo de tratamento é o mais apropriado para o seu caso. Mas fique desde já com a informação de que o aparelho Invisalign resolve problemas de correção ligeiros e mais complexos: de dentes tortos a dentes espaçados, passando por dentes muito apinhados, mordida profunda, cruzada, aberta e prognatismo.

 

A ortodontia invisível é mais cara que a tradicional?

É provável que o custo de um aparelho transparente seja superior ao de um tratamento ortodôntico tradicional com um aparelho comum, sim, mas não vale a pena pesquisar por “aparelho invisível preço”, pois o valor depende do seu caso específico. Só após a primeira consulta poderemos avançar com um orçamento para resolver o seu problema de estética dentária porque o aparelho dentário transparente é sempre personalizado.

 

Como funciona o aparelho dentário invisível?

O tratamento com um aparelho dentário invisível funciona de forma muito simples! Numa primeira consulta realiza um exame radiográfico no novíssimo modelo CBCT, faz uma sessão fotográfica num estúdio profissional e um scanner total à sua boca.

De ressalvar que falamos do scanner iTero, um equipamento que facilita o trabalho de digitalização e envio de registos e que permite ver uma demonstração do plano de tratamento mesmo antes de o iniciar, com o Invisalign Outcome Simulator. Além disso, o scanner iTero é confortável, pois é muito rápido e preciso.

Invisalign

Depois, na posse destas informações, a Dra. Isabel Flores Allen poderá então realizar um diagnóstico e plano de tratamento personalizado. Inclusive, mostrar-lhe um portfolio com casos semelhantes ou mais complexos do que o seu, para que possa perceber como foram resolvidos e, claro, confirmar os resultados.

Dando seguimento ao plano de tratamento, terá acesso a uma simulação virtual do seu caso, Clincheck, para que possa ver o resultado final antes de começar o tratamento. Interroga-se sobre o que é o Clincheck? É o planeamento digital com todas as etapas do tratamento, movimentação dos dentes e número de alinhadores ou aparelhos invisíveis de que vai precisar.

Se após a apresentação do Clincheck gostar de todo o processo, bem como do resultado final, o caso será aprovado e segue-se a fabricação dos aparelhos invisíveis na Align Technology. Fabricados - escusado será dizer - de forma exclusiva e personalizada para cada etapa do seu tratamento.

Na consulta seguinte é colocado o primeiro aparelho dentário invisível e recebe um ou dois conjuntos extra de alinhadores, ou seja, de aparelhos invisíveis para trocar em casa, evitando nova consulta.

Em suma, o Invisalign passa por três fases:

  • Estudo - Radiografia, fotografias digitais e Scanner (iTero).
  • Planificação - Com a ajuda de um modelo da sua boca em 3D (Clincheck) de modo a verificarmos como vai ficar o seu novo sorriso e avaliarmos o resultado.
  • Tratamento - Depois de decidido qual o plano a seguir, encomendam-se os alinhadores para o seu tratamento. O tempo de tratamento depende da severidade do seu caso, mas as visitas são mais rápidas e cómodas com Invisalign do que com brackets.

 

Como se movem os dentes com os alinhadores invisíveis?

O aparelho dentário invisível move os dentes para a posição desejada de maneira controlada. Cada alinhador consegue mover um ou mais dentes tortos em torno de 0,25mm. Bom, é um movimento inestimável para si, mas se levar em conta que a cada semana mudamos o alinhador, percebe que o movimento não é de desprezar.

O que acontece é que a cada 4 alinhadores (4 semanas) se movem um ou vários dentes até 1mm e a cada 16 alinhadores (menos de 4 meses) o movimento atinge 4mm.

Ora, se considerarmos que na maioria dos tratamentos com um aparelho dentário invisível não existem dentes que se movam muito mais do que 4mm de distância de sua posição inicial para a posição correta, percebemos que é possível corrigir a posição dos dentes tortos com este aparelho invisível.

Invisalign

Quanto tempo demora o tratamento? 

O tempo de tratamento com um aparelho transparente depende da severidade do caso, mas regra geral, demora apenas de 3 a 18 meses. Bastante mais rápido que os sistemas tradicionais de brackets metálicos que em média demoram 24 meses a corrigir a má posição dos dentes.

Durante o tratamento, estão previstas visitas à nossa clínica de medicina dentária a cada 6/8 semanas para acompanhamento. Quase que se vai esquecer de nós! E isso porque os aparelhos invisíveis não provocam feridas nem têm peças que se possam descolar ou perfurar.

 

Este tratamento dói?

Não! O máximo que pode sentir é algum desconforto nos primeiros dias de tratamento ou quando os aparelhos invisíveis são trocados. Ainda assim, podemos garantir-lhe que os alinhadores Invisalign são praticamente indolores e mais confortáveis que os aparelhos dentários tradicionais em metal porque são altamente elásticos e cortados exatamente à medida da sua linha gengival de modo a que o encaixe seja perfeito.

 

O novo aparelho ortodôntico invisível é ideal para todos os casos?

Sim. Pela sua grande eficácia e previsibilidade devido ao planeamento digital, este aparelho invisível pode utilizar-se em todos os casos ortodônticos que tradicionalmente seriam tratados com aparelhos dentários metálicos.

 

Os alinhadores invisíveis podem ser usados em qualquer idade?

O sistema Invisalign® pode ser usado em pessoas de todas as idades, exceto em crianças com menos de 6 anos.

No caso dos adolescentes existe a variante de aparelho dentário transparente, Invisalign® First, um novo e inovador aparelho invisível para corrigir dentes de adolescentes que não vai levar nenhum miúdo a torcer o nariz!

Invisalign

Se não se vê, como saber se o seu filho coloca o aparelho dentário invisível?

O aparelho Invisalign® Teen tem "indicadores de colaboração" que permitem saber se o seu filho está a utilizar ou não os alinhadores.


É preciso usar o aparelho dentário invisível o tempo todo?

Sim, só o deve remover para comer e escovar os dentes.


Vantagens do aparelho dentário transparente

  • Praticamente invisível

Esta é a vantagem mais óbvia. Ao contrário dos outros aparelhos dentários, os aparelhos invisíveis são transparentes e ninguém nota que os está a usar!

  • Removível

O aparelho Invisalign é removível, ou seja, pode retirá-lo facilmente para fazer as refeições e lavar os dentes. Ainda assim, não exagerar: recomenda-se o seu uso durante 22 horas por dia!

  • Melhor higiene oral

Porque são removíveis e porque não têm metais e arames que causem a retenção de alimentos, os aparelhos invisíveis são fáceis de lavar e permitem a escovagem normal dos dentes.

  • Menos visitas ao dentista

Enquanto que com os outros aparelhos dentários, tem de visitar mensalmente o dentista para ajustes, com os aparelhos invisíveis, as consultas são a cada 6/8 semanas. Nelas recebe o próximo grupo de alinhadores ou aparelhos invisíveis para fazer a substituição em casa a cada 1 ou 2 semanas.

  • Sem rejeição ou inflamação

Devido ao material em que é fabricado e ao facto de ser cortado exatamente à medida da sua linha gengival, o aparelho dentário invisível evita cortes e a inflamação dos tecidos orais


Porquê fazer Invisalign com a Dra. Isabel Flores Allen?

Em primeiro lugar porque nem todos os médicos dentistas estão autorizados a realizar tratamentos com Invisalign. Para poderem disponibilizar este aparelho dentário transparente aos seus pacientes, necessitam de uma certificação. Certificação essa que a Dra. Isabel Flores Allen realizou com a empresa Align Technology para trabalhar com os aparelhos invisíveis, além de masters em Portugal e Espanha.

Neste momento, a Dra. Isabel Flores Allen é a única médica dentista portuguesa que pode certificar os colegas para que estes também possam trabalhar com o sistema Invisalign® e disponibilizar aos seus próprios pacientes a possibilidade de usar o novo aparelho ortodôntico invisível!

Não procure mais por uma solução Invisalign no Porto porque… já a encontrou!


Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen