(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
A importancia do tratamento ortodôntico

Todos os anos, no dia 15 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Ortodôntica. Qualquer dia é importante para sublinharmos a relevância deste tema. Contudo, este não deixa de ser um dia especial no qual celebramos a importância de um tratamento ortodôntico.

As vantagens de um tratamento ortodôntico são inúmeras. Mas há três que se destacam: desde logo, a sua saúde oral.

Mais do que manter os dentes saudáveis, o tratamento ortodôntico tem como maior propósito a correção da posição dos dentes, cujas implicações se encontram em outras áreas do corpo, como as costas ou os ouvidos.

Ao mesmo tempo, o tratamento ortodôntico ajuda também a melhorar a digestão, a fonética e até a respiração.

E porque corrige a posição dos dentes, este tipo de tratamento ajuda também a mantê-los alinhados e, por isso, contribui ativamente para um sorriso mais bonito e natural, com impacto direto na saúde emocional dos pacientes, melhorando a sua autoestima e níveis de confiança.

Por tudo isto, o tratamento ortodôntico é um tratamento verdadeiramente completo e um verdadeiro motivo para celebrarmos todos os seus benefícios e vantagens. Mas, primeiro, importa explicarmos em que consiste.

 

O que é a ortodontia e o tratamento ortodôntico?

Em medicina dentária, o tratamento ortodôntico insere-se na área da ortodontia que se dedica à correção e ao alinhamento da posição dos dentes, nomeadamente através dos reconhecidos aparelhos ortodônticos que são uma ajuda preciosa para um sorriso único.

Para este tipo de tratamento ortodôntico, existem vários tipos de aparelhos dentários, embora todos se possam resumir a três tipos distintos: os fixos, os removíveis e os transparentes, como é o caso do Invisalign.

Existem vários motivos que podem levar um médico dentista a sugerir o tratamento ortodôntico, em praticamente todas as fases da nossa vida. Contudo, qualquer motivo terá sempre a má posição dos dentes como condição subjacente associada.

É também por isso que o tratamento ortodôntico pode ser o mais indicado para uma grande amplitude de casos, desde uma dificuldade em mastigar até a um evidente apinhamento dentário. 

Mas tal como todos os tratamentos ortodônticos apresentam uma causa subjacente, também é verdade que, na sua maioria, os resultados da sua utilização produzem também efeitos estéticos consideráveis.

Afinal, um sorriso bonito é também uma verdadeira fonte de confiança e otimismo. 

 

Consequências da falta de um tratamento ortodôntico

Mais do que a falta de um sorriso invejável, as consequências da falta de um tratamento ortodôntico são aquelas associadas à sua saúde, como um todo. São vários os estudos que comprovam e nos indicam que a má posição dos dentes produz efeitos negativos na saúde dos pacientes, podendo mesmo provocar dores nas costas, dores nos ouvidos ou enxaquecas recorrentes.

A associação de sintomas que vão para além da saúde oral é, aliás, muitas vezes esquecida pelas pessoas, razão pela qual se celebra também o Dia Mundial da Ortodontia e o tratamento ortodôntico. 

O corpo humano funciona como uma unidade e possui incontáveis interligações que, literalmente, nos dão vida.

Boca e dentes, bem como todos os músculos, nervos e vasos associados fazem também parte desta unidade complexa e verdadeiramente única, pelo que o tratamento ortodôntico pode ser, muitas vezes, a solução para outro tipo de problemas no corpo.

Quais as vantagens de um tratamento ortodôntico?

Para além de um tratamento ortodôntico poder ter implicações em outras áreas do corpo, existem uma série de vantagens diretamente associadas à saúde oral. Destas, as principais incidem na prevenção, nomeadamente na prevenção de cáries e no aparecimento de doenças periodontais graves, como a gengivite.

Mas mesmo com todas as vantagens já conhecidas do tratamento ortodôntico, há sempre um tema que é muitas vezes entendido como uma desvantagem, principalmente à medida em que a nossa idade avança: o tempo de tratamento.

O tempo de tratamento ortodôntico é sempre o mesmo?

Numa palavra: não. O tempo de tratamento ortodôntico varia sempre de caso para caso. Quando dizemos que um sorriso é único, queremos mesmo dizer que é só seu.

Além do caso em específico que o tratamento ortodôntico procura tratar, é importante lembrarmos que o alinhamento dos dentes é sempre o objetivo último. Ora, este alinhamento depende de múltiplos fatores, entre os quais o próprio tamanho dos maxilares de cada pessoa.

Logo, o espaço que existe para o posicionamento dentário varia, necessariamente, de pessoa para pessoa. 

No entanto, a questão do tempo está também muito associada à questão da idade. O tratamento ortodôntico está ainda muito associado a uma determinada fase da vida e, por isso, muitos pacientes receiam utilizar um aparelho dentário devido ao facto de serem já adultos, por exemplo.

Contudo, é importante sublinharmos duas coisas. Em primeiro lugar, o tratamento ortodôntico visa melhorar a sua saúde não só oral, mas como um todo. Nesse sentido, não existe verdadeiramente um motivo para não utilizarmos um aparelho dentário – a saúde não tem idade e deve ser mantida ao longo dos anos. Deixou de ir ao médico por causa disso?

Por último, longe vão os tempos em que um tratamento ortodôntico implicava a utilização de aparelhos dentários de ferro – evidentes para todos.

Hoje, existem várias opções à sua disposição, incluindo os aparelhos removíveis e invisíveis, como o já referido Invisalign.

 

Qual o preço de um tratamento ortodôntico?

Tal como o tempo de um tratamento ortodôntico varia de caso para caso, também no preço esta regra se aplica.

No entanto, mais do que a complexidade do caso, é também importante sublinharmos que o preço associado ao tratamento ortodôntico depende também do tipo de aparelho a utilizar – pode ser fixo ou removível.

Tem interesse em descobrir os benefícios de um tratamento ortodôntico para o seu caso em específico ou em saber se o aparelho invisível Invisalign é a opção mais acertada para si

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen
Fale connosco

Fale connosco

Preencha os seus dados e entraremos em contacto consigo
* Campos de preenchimento obrigatório