(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402

A idade não perdoa, mas com os avanços da medicina dentária e com os vários tratamentos de anti-aging dentário no Porto disponíveis na nossa clínica, não precisa de viver com um sorriso amarelo e dentes desgastados.

O sorriso não foge ao processo natural de envelhecimento, mas há formas de contornar a situação e todas elas fazem parte do mesmo grupo de cuidados estéticos. Falamos do anti-aging dentário, uma especialidade da medicina dentária que oferece resultados fantásticos através de ortodontia invisível Invisalign, facetas ou lente de contacto, implantes, branqueamento dentário, plástica gengival e aplicações de botox, entre outros recursos.

Pode encontrar todos estes tratamentos de anti-aging dentário no Porto, na Clínica Dentária Isabel Flores Allen, para harmonizar e melhorar o seu sorriso, suavizar a sua pele e aumentar a autoestima. É só marcar uma primeira consulta anti-aging dentário para avaliarmos as suas necessidades e desejos, e propormos um plano de tratamento!

Anti-aging Dentário no Porto

Quando começa o envelhecimento dentário?

O envelhecimento dos dentes varia muito de pessoa para pessoa e está diretamente relacionado com a genética, higiene oral, alimentação e visitas ao médico dentista. Não há uma idade exata para se começar a falar em envelhecimento dentário, mas tal como o cabelo embranquece e a pele enruga, também os dentes - mais tarde ou mais cedo - dão sinais da passagem do tempo.

A partir dos 40 anos começa a perda óssea e pode ocorrer um desgaste natural dos dentes, principalmente dos dentes molares, o que causa progressivamente a chamada perda da dimensão vertical do rosto (queixo para a frente, lábios para dentro). E quanto mais não seja, a passagem do tempo revela-se através do desgaste do esmalte. Mesmo sendo considerada a estrutura mais resistente do corpo humano, quando não são tomadas medidas de prevenção, o esmalte pode ficar desgastado, deixar os dentes amarelados ou escuros, interferir com a gengiva e expor a raiz. Esteticamente o resultado não é dos mais bonitos, mas o pior é que pode causar também desconforto com o aumento da sensibilidade e com alterações na mastigação.

Outro sintoma comum de envelhecimento dos dentes é a retração da gengiva que pode causar lesões na cavidade bucal e comprometer a estética do sorriso. Inclusive, há casos mais severos de envelhecimento dentário em que se podem perder dentes… isto se não se avançar rapidamente com um tratamento.

Como prevenir o envelhecimento dentário?

Higiene oral correta

A melhor forma de prevenir o envelhecimento dos dentes é fazer uma higiene oral correta: escovar os dentes várias vezes ao dia, utilizar fio dentário, limpar a língua e usar uma escova e pasta dentífrica adequada. Na maioria dos casos, é quanto basta para evitar o desgaste prematuro do esmalte, prevenir doenças gengivais, periodontais e o surgimento de cáries.

 

Alimentação equilibrada

Além de uma higiene oral correta, há hábitos alimentares que podem ajudar a prevenir o envelhecimento dentário e fortalecer a saúde dos dentes e gengivas. Uma dieta equilibrada, à base de legumes, frutas, proteínas e muita água, ajuda o seu organismo a funcionar melhor.

A evitar os açúcares, álcool, café, alimentos muito abrasivos e muito ácidos, comida altamente processada e tudo quanto favoreça a alteração da microflora da boca e crie condições para a concentração de bactérias.

Evitar também o tabaco que deixa os dentes amarelados e estimula graves doenças na boca.

 

Visitas regulares ao dentista

Nunca é demais recordar que a prevenção ainda é o melhor remédio e por isso, para adiar o mais possível o envelhecimento dos dentes, deve apostar em visitas regulares ao seu médico dentista de modo a que, havendo algum problema nos seus dentes ou gengivas, este possa ser detetado e tratado a tempo, e com sucesso!

 

Efeitos do envelhecimento dos dentes

  • Dentes amarelados ou mais escuros devido ao desgaste do esmalte (parte externa do dente).
  • Movimentação dos dentes que se vão desviando para a frente.
  • Raiz dos dentes mais grossa porque o tecido que cobre a superfície da raiz, cresce continuamente, enquanto a polpa (centro do dente) vai diminuindo.
  • Retração da gengiva no sentido da raiz do dente.
  • Mucosa oral mais fina, com menos elasticidade e por consequência mais sensível a traumas.
  • Língua com aspeto mais liso devido à atrofia das papilas filiformes e papilas circunvaladas (na parte posterior da língua) mais salientes, aumentando a sensibilidade ao sabor amargo.
  • Atrofia das glândulas salivares que causa redução do fluxo de saliva e aumento da calcificação dos canais radiculares que levam os nutrientes ao tecido ósseo.
  • Aparecimento de cáries de raiz com a maior exposição dos elementos dentários.

Felizmente que hoje em dia o envelhecimento dentário não obriga ninguém a acordar com um copo com a dentadura na mesinha de cabeceira.

Existem vários tratamentos anti-aging dentário no Porto, aqui mesmo na Clínica Isabel Flores Allen. Estamos à sua espera!

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen