(+351) 221 140 070 / 915 424 402
(+351) 221 140 070 / 915 424 402

Sabia que a cirurgia ortognática é uma especialidade da medicina dentária que pode melhorar a estética do seu rosto? Aumentar a sua autoestima e qualidade de vida? 

Se não acredita, venha conhecer e confirmar por si mesmo os efeitos rápidos e duradouros da cirurgia ortognática, na Clínica Dentária Isabel Flores Allen no Porto.

É por altura da pré-adolescência, com o crescimento dos ossos do rosto, que podem ocorrer anomalias na harmonia estética ou dentária que, felizmente, na idade adulta, podem ser tratadas através da cirurgia ortognática, também chamada de cirurgia maxilomandibular ou cirurgia maxilofacial.

Este procedimento corrige aquela aparência de queixo muito curto ou comprido, de sorriso a mostrar a gengiva, de dentes inferiores ou superiores mais saídos, entre outras deformidades dentofaciais, incluindo mastigação e dores nas articulações.

O seu caso enquadra-se nalguma destas situações? Não está sozinho! Estima-se que 25 a 30% da população mundial apresenta algum grau de desarmonia facial e pelo menos metade dessas pessoas necessita de tratamento, nomeadamente de uma cirurgia ortognática para alinhar os ossos da face. Cirurgia essa que pode realizar na nossa clínica dentária no Porto!

 

Para que serve a cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é uma especialidade da cirurgia maxilofacial que em colaboração com a ortodontia serve para corrigir deformidades dentofaciais, nomeadamente problemas dos ossos da boca que resultam em desproporções, como a diferença de tamanho entre os dois maxilares que pode afetar de forma negativa a aparência e levar a problemas de baixa autoestima. Para mais, com uma cirurgia maxilofacial também se resolvem problemas relacionados com o desalinhamento dos dentes (através da ortodontia) e problemas de função associados, como mastigação e retração gengival.

Portanto, além das deformidades dentofaciais, uma cirurgia maxilofacial resolve outros problemas que possam estar a afetar a sua saúde e bem-estar.

Coordenação da ortodontia com a cirurgia ortognática

Antes da cirurgia ortognática deve ser realizado um tratamento ortodôntico para que a mandibula e a maxila estejam bem alinhadas no final do tratamento. Por isso, o processo começa do lado do médico ortodontista que precisa de saber que tipo de cirurgia maxilofacial vai realizar para preparar as arcadas dentárias, e isto tendo em conta que, normalmente, a correção precisa de começar com um aparelho dentário para auxiliar no posicionamento estratégico dos dentes antes da realização do reposicionamento dos ossos.

 

Etapas da cirurgia ortognática

Regra geral, na primeira etapa da cirurgia ortognática é necessária a utilização de um aparelho dentário para corrigir o desalinhamento dos dentes. Depois, é realizado um plano virtual dos seus maxilares através de uma tecnologia de ponta que dá a indicação exata do procedimento a efetuar e simula o resultado final. Se tudo estiver conforme, é hora de passar à cirurgia durante a qual o médico dentista solta o maxilar superior, o inferior ou o queixo (ou mesmo todos eles) e faz uma nova fixação na posição correta por meio de placas e parafusos, normalmente de titânio.

 

Como saber se preciso de cirurgia ortognática?

Simples! É uma questão de ver se o seu caso se encaixa neste grupo de problemas que podem ser corrigidos por cirurgia ortognática:

  • Prognatismo mandibular ou queixo grande
  • Retração mandibular ou queixo pequeno
  • Crescimento vertical da maxila em excesso ou sorriso gengival
  • Assimetrias maxilomandibulares ou rosto torto
  • Apneia obstrutiva do sono associada a deformidades dentofaciais

Em suma, uma cirurgia maxilofacial é indicada para pessoas com deformidades dentofaciais derivadas de uma desarmonia facial, na maioria dos casos devido a um crescimento exagerado ou inadequado de algum dos ossos que envolvem o rosto.

Cirurgia ortognática classes

A cirurgia ortognática é recomendada de acordo com a classificação ortognática, que mostra como é que a arcada dentária superior se relaciona com a inferior e nessa classificação costumam distinguir-se três classes diferentes.

 

Cirurgia ortognática classe 1

A classe 1 é a posição certa, com as arcadas posicionadas corretamente, ou seja, dentes superiores a encaixarem correta e discretamente nos inferiores.

 

Cirurgia ortognática classe 2

Na cirurgia ortognática classe 2, a arcada dentária superior está muito à frente da inferior, ou seja, os dentes de cima ficam mais para a frente do que é normal e o queixo retraído, dando a impressão de queixo pequeno.

 

Cirurgia ortognática classe 3

Na cirurgia ortognática classe 3, a arcada inferior fica à frente da arcada superior, deixando o queixo prolongado (sensação de queixo grande) e os dentes de baixo muito à frente dos dentes de cima.

O objetivo da cirurgia ortognática classe 2 e 3 é o mesmo: chegar à classe 1, à posição certa! O procedimento é semelhante em todas as classes, o que difere é o plano da cirurgia que deve ser ajustado às suas necessidades especificas.

 

Cirurgia ortognática antes e depois

Se anda a pesquisar por “cirurgia ortognática antes e depois”, saiba que o resultado final é plenamente satisfatório e traz sempre melhorias significativas e percetíveis para o seu rosto e para o seu sorriso.

Embora as mudanças possam variar de acordo com o quadro do paciente, uma cirurgia maxilofacial restabelece a harmonia facial e logo após o procedimento já é possível notar as diferenças. Se tem dúvidas faça uma nova pesquisa por fotografias de pessoas que fizeram cirurgia ortognática e veja o antes e depois da cirurgia ortognática!

 

Cirurgia ortognática quanto custa?

O valor da cirurgia ortognática varia consoante a complexidade do problema e o número de profissionais de medicina dentária envolvidos, anestesia, materiais específicos, etc. Por isso o melhor é marcar uma consulta de avaliação e perguntar-nos quanto custa uma cirurgia maxilofacial, para levar um orçamento personalizado para casa.

 

Os resultados da cirurgia ortognática são excelentes e permanentes.

Perceba porque é que a cada dia que passa este procedimento é mais procurado em todo o país e, em particular, aqui na nossa clínica dentária no Porto.

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen