(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402

Aqui, na Clínica Isabel Flores Allen, gostamos de todos os pacientes, mas sentimos um carinho muito especial pelas crianças. A pensar nelas, oferecemos a especialidade de odontopediatria para tratamentos dentários e também para educação para uma boa higiene oral infantil, como parte da formação e desenvolvimento pessoal.

A odontopediatria é uma especialidade da medicina dentária exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral de bebés, crianças e adolescentes e que tem por objetivo prevenir problemas dentários e realizar tratamentos preventivos e curativos para que o paciente seja, mais tarde, um adulto com dentes saudáveis e bonitos.

Odontopediatria no Porto

Consulta de Odontopediatria no Porto

Numa consulta de odontopediatria no Porto, na Clínica Dentária Isabel Flores Allen, o dentista especialista em crianças começa por realizar um exame oral - aquando do nascimento dos primeiros dentes do bebé - e consciencializar para os cuidados com a higiene oral nas crianças.

Ressalvando sempre que a dentição de leite vai ser substituída por dentes definitivos, mas também ela precisa de cuidados. Na verdade, o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados dentes de leite é fundamental para prevenir atempadamente potenciais problemas, assegurar as corretas funções fonéticas e de mastigação e garantir uma dentição definitiva saudável.

Além desta consciencialização, o médico dentista especialista em crianças pode, se necessário, proceder a tratamentos preventivos tais como técnicas de escovagem, aplicação de flúor para crianças, aplicação de selantes dentários, tratamentos curativos e intercetivos para corrigir más posições dentárias, alterações de oclusão e/ou esqueléticas, incluindo bruxismo infantil que pode requerer a colocação de um aparelho dentário infantil.

Higiene oral crianças

Como se costuma dizer, é de pequenino é que se torce o pepino. Por isso deve ser feita desde tenra idade, uma higiene oral infantil correta para uma boa saúde em geral. A começar pela lavagem dos dentes, claro! Como escovar os dentes da criança? Bom, a escovagem depende essencialmente da idade.

A partir da erupção dentária ou surgimento dos primeiros dentes do bebé e até aos 6 anos, a escovagem deve ser realizada duas vezes por dia (uma delas ao deitar), com escova com maciez e tamanho adequado à idade e com uma pasta fluoretada (com menos flúor) e mesmo assim, aplicando-se apenas uma camada fina na escova de dentes. Até aos 3 anos, aproximadamente, a escovagem deve ser realizada pelos pais, mas dos 3 aos 6 já pode começar a ser feita pela própria criança com supervisão de um adulto.

Depois dos 6 anos a criança é capaz de escovar os dentes sozinha e sem supervisão, mas como é por esta altura que surge o primeiro molar definitivo e a zona em causa é de difícil higienização, a criança deve ser motivada para uma escovagem mais cuidadosa e com um tempo médio de 3 minutos.

 

Visitas ao dentista infantil

A primeira consulta de medicina dentária deve ser realizada quando surge a dentição de leite ou até a criança completar o primeiro ano de vida para se estabelecer um programa preventivo de saúde oral. Tendo uma higienização cuidada, só precisa de ser vista pelo dentista especialista em crianças da Clínica Isabel Flores Allen no Porto, duas vezes por ano em consultas de odontopediatria.

 

Cárie em crianças

A prevenção da cárie em crianças é muito importante e pode ser feita evitando-se líquidos açucarados e promovendo uma boa higiene oral mal comece a erupção dentária. Ainda assim, é possível que surjam caries nos dentes nos primeiros anos de vida, e nesse caso o tratamento num dentista infantil deve ser célere porque quanto mais cedo se detetar a lesão, mais simples é a sua eliminação.

Odontopediatria

Flúor para crianças

Na administração de flúor a crianças, deve-se dar sempre prioridade às aplicações através de dentífricos durante a escovagem dos dentes. Outros tratamentos de flúor para crianças, para fortalecer os dentes, só devem ser administrados após os 3 anos porque o fluor é um elemento importante para a remineralização do esmalte e ajuda a prevenir as cáries, sim, mas em excesso pode ser prejudicial, pelo que cabe ao odontopediatra avaliar o caso e decidir em conformidade.

 

Selantes dentários

Os selantes dentários são um composto de material resinoso, aplicado tal como se fosse um verniz na superfície das fissuras dos dentes para evitar que bactérias e restos de alimentos se acumulem nessas zonas de difícil acesso e, claro, para prevenir o aparecimento da cárie em crianças.

Os selantes constituem um tratamento preventivo muito eficaz que deve ser incluído num programa mais amplo de prevenção que, regra geral, indica a aplicação de selantes dentários nos primeiros e segundos molares definitivos (que costumam surgir entre os 5/8 anos) e depois nos pré-molares (entre os 11/14 anos).

Se procura por um dentista infantil no Porto, já o encontrou! A Clínica Isabel Flores Allen aplica selantes dentários e efetua outros tratamentos de prevenção que podem adjuvar na higiene oral dos seus filhos.

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen