Muitas vezes a cirurgia oral é a solução para resolver um problema na cavidade oral ou promover alterações do ponto de vista estético. E não tem de a temer! Na verdade, qualquer procedimento de medicina dentária que venha melhorar significativamente a estética e funcionalidade da sua boca, é bem-vindo! A sua saúde e bem-estar, em primeiro lugar!
A cirurgia oral é uma área abrangente da medicina dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de várias alterações, lesões e patologias. No fundo, é a especialidade responsável por todos os atos cirúrgicos na Clínica Isabel Flores Allen relacionados com a extração de dentes: de dente do siso e dentes de leite que impedem a erupção dos dentes definitivos, a dentes que dificultam a obtenção de espaço necessário para conseguir bons resultados ortodônticos.
De dentes com cárie dentária muito extensa a dentes sem suporte ósseo, passando por dentes inclusos, extração para colocação de implantes dentários, remoção de quistos nos dentes e quisto na gengiva, tratamento de lesões periapicais e enxerto gengival, entre outros problemas.
Por vezes a extração de um dente é simples, outras é bastante complexa e pode exigir uma cirurgia oral com sedação, mas sempre com tranquilidade e segurança para o paciente.
Assim, antes de designar o melhor procedimento, a nossa equipa de cirurgia oral faz um estudo de caso exaustivo de modo a facultar-lhe um diagnóstico e plano de tratamento dentário preciso para lhe devolver a vontade de sorrir.
Claro que qualquer médico dentista tenta recuperar um dente fraturado ou danificado por uma cárie dentária, mas quando os danos são consideráveis, a solução é remover ou extrair dente do seu encaixe no osso. Também é o procedimento óbvio em casos em que é necessário abrir espaço para realizar tratamentos ortodônticos com vista a melhorar a estética da boca do paciente.
A boa notícia é que nos dias que correm, ninguém vai a tremer para o dentista porque precisa de arrancar dente. A extração de um dente é um processo bastante simples e comum, realizado com toda a segurança na nossa clínica de medicina dentária no Porto. Não obstante ser um tratamento invasivo, é rápido, eficaz e principalmente é fundamental para a saúde e bem-estar de muitas pessoas.
Neste procedimento, o médico dentista aplica uma anestesia local, solta o dente com um instrumento chamado alavanca, remove-o com uma pinça ou fórceps e depois sutura a zona com alguns pontos.
Neste procedimento mais complexo, o médico dentista tem de fazer uma pequena incisão na gengiva para remover cirurgicamente o dente partido, o dente do siso ou qualquer dente que não tenha entrado em erupção e não esteja visível na linha da gengiva, sendo que o resto do procedimento é semelhante à extração simples.
Um quisto dentário (quistos nos dentes ou quisto na gengiva) é uma espécie de bolsa que se forma junto dos dentes e que acumula bactérias e células mortas. Os reais motivos pelos quais aparecem quistos nos dentes estão por apurar, mas sabe-se que há quatro principais fatores de risco: infeções, crescimento incorreto dos dentes, maus procedimentos dentários e genética.
Como é um problema “silencioso” que não evidencia sintomas, o quisto nos dentes normalmente é detetado numa consulta de rotina de medicina dentária, pelo que não se deve descuidar com as suas idas regulares à Clínica Isabel Flores Allen. É que se não se efetuar a remoção de quistos dentários a tempo, estes podem crescer e levar à perda de dentes.
Quanto ao tratamento, normalmente é feito através de uma cirurgia dentária para limpar a área afetada, mas também pode ser feito de forma manual ou com o uso de aparelhos específicos. Só em casos mais graves, é necessário extrair o dente para eliminar o quisto.
Lesões periapicais, ou seja, lesões na mandíbula ao redor de uma ou de várias raízes, além de causarem dores e infeções, podem destruir o osso de suporte do dente. Por isso, o tratamento endodôntico convencional - a forma mais comum de fazer o tratamento de lesões periapicais ou tratamento de canal dentário - impõe-se!
Porém, quando o tratamento endodôntico não permite a cura da lesão porque esta já tem um tamanho considerável, é necessário recorrer a métodos mais invasivos como a cirurgia oral ou cirurgia periapical para resolver o problema da periápice (complexo de tecidos que rodeiam a porção apical da raiz de um dente).
A cirurgia periapical consiste na extirpação cirúrgica da lesão que se encontra no final da raiz do dente, eliminação da parte final da mesma (apicectomia), obturação ou selamento do canal dentário e sutura das incisões. Ainda assim, nunca é demais repetir que a prevenção é o melhor remédio para evitar uma cirurgia oral e por isso aconselhamos visitas periódica à Clínica Dentária Isabel Flores Allen no Porto.