(+351) 221 140 070 / 915 424 402
(+351) 221 140 070 / 915 424 402

Muitas vezes a cirurgia oral é a solução para resolver um problema na cavidade oral ou promover alterações do ponto de vista estético. E não tem de a temer! Na verdade, qualquer procedimento de medicina dentária que venha melhorar significativamente a estética e funcionalidade da sua boca, é bem-vindo! A sua saúde e bem-estar, em primeiro lugar!

A cirurgia oral é uma área abrangente da medicina dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de várias alterações, lesões e patologias. No fundo, é a especialidade responsável por todos os atos cirúrgicos na Clínica Isabel Flores Allen relacionados com a extração de dentes: de dente do siso e dentes de leite que impedem a erupção dos dentes definitivos, a dentes que dificultam a obtenção de espaço necessário para conseguir bons resultados ortodônticos.

De dentes com cárie dentária muito extensa a dentes sem suporte ósseo, passando por dentes inclusos, extração para colocação de implantes dentários, remoção de quistos nos dentes e quisto na gengiva, tratamento de lesões periapicais e enxerto gengival, entre outros problemas.

Por vezes a extração de um dente é simples, outras é bastante complexa e pode exigir uma cirurgia oral com sedação, mas sempre com tranquilidade e segurança para o paciente.

Assim, antes de designar o melhor procedimento, a nossa equipa de cirurgia oral faz um estudo de caso exaustivo de modo a facultar-lhe um diagnóstico e plano de tratamento dentário preciso para lhe devolver a vontade de sorrir.

Cirurgia Oral no Porto

Extração de dente

Claro que qualquer médico dentista tenta recuperar um dente fraturado ou danificado por uma cárie dentária, mas quando os danos são consideráveis, a solução é remover ou extrair dente do seu encaixe no osso. Também é o procedimento óbvio em casos em que é necessário abrir espaço para realizar tratamentos ortodônticos com vista a melhorar a estética da boca do paciente.

A boa notícia é que nos dias que correm, ninguém vai a tremer para o dentista porque precisa de arrancar dente. A extração de um dente é um processo bastante simples e comum, realizado com toda a segurança na nossa clínica de medicina dentária no Porto. Não obstante ser um tratamento invasivo, é rápido, eficaz e principalmente é fundamental para a saúde e bem-estar de muitas pessoas.

 

Principais tipos de extração de dentes

  • Extração de dente simples

Neste procedimento, o médico dentista aplica uma anestesia local, solta o dente com um instrumento chamado alavanca, remove-o com uma pinça ou fórceps e depois sutura a zona com alguns pontos.

  • Extração de dente cirúrgica

Neste procedimento mais complexo, o médico dentista tem de fazer uma pequena incisão na gengiva para remover cirurgicamente o dente partido, o dente do siso ou qualquer dente que não tenha entrado em erupção e não esteja visível na linha da gengiva, sendo que o resto do procedimento é semelhante à extração simples.

 

Remoção de quistos dentários

Um quisto dentário (quistos nos dentes ou quisto na gengiva) é uma espécie de bolsa que se forma junto dos dentes e que acumula bactérias e células mortas. Os reais motivos pelos quais aparecem quistos nos dentes estão por apurar, mas sabe-se que há quatro principais fatores de risco: infeções, crescimento incorreto dos dentes, maus procedimentos dentários e genética.

Como é um problema “silencioso” que não evidencia sintomas, o quisto nos dentes normalmente é detetado numa consulta de rotina de medicina dentária, pelo que não se deve descuidar com as suas idas regulares à Clínica Isabel Flores Allen. É que se não se efetuar a remoção de quistos dentários a tempo, estes podem crescer e levar à perda de dentes.

Quanto ao tratamento, normalmente é feito através de uma cirurgia dentária para limpar a área afetada, mas também pode ser feito de forma manual ou com o uso de aparelhos específicos. Só em casos mais graves, é necessário extrair o dente para eliminar o quisto.

 

Tratamento de lesões periapicais

Lesões periapicais, ou seja, lesões na mandíbula ao redor de uma ou de várias raízes, além de causarem dores e infeções, podem destruir o osso de suporte do dente. Por isso, o tratamento endodôntico convencional - a forma mais comum de fazer o tratamento de lesões periapicais ou tratamento de canal dentário - impõe-se!

Porém, quando o tratamento endodôntico não permite a cura da lesão porque esta já tem um tamanho considerável, é necessário recorrer a métodos mais invasivos como a cirurgia oral ou cirurgia periapical para resolver o problema da periápice (complexo de tecidos que rodeiam a porção apical da raiz de um dente).

A cirurgia periapical consiste na extirpação cirúrgica da lesão que se encontra no final da raiz do dente, eliminação da parte final da mesma (apicectomia), obturação ou selamento do canal dentário e sutura das incisões. Ainda assim, nunca é demais repetir que a prevenção é o melhor remédio para evitar uma cirurgia oral e por isso aconselhamos visitas periódica à Clínica Dentária Isabel Flores Allen no Porto.

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen