(+351) 221 140 070 / 915 424 402
(+351) 221 140 070 / 915 424 402

Evite a maior parte das doenças da boca com uma boa higiene oral. Marque já a sua consulta de Higiene Oral no Porto!

Previna problemas como placa bacteriana, tártaro, cáries e até doenças periodontais com uma escovagem de dentes eficaz e consulte-nos pelo menos duas vezes por ano para manter esse sorriso saudável e feliz!

Uma higiene oral correta e atenta garante a saúde da sua boca, corpo e mente, permite-lhe comer e falar adequadamente, evitar doenças nas gengivas e problemas estéticos nos dentes, prevenir o mau hálito e garantir o seu bem-estar geral.

Higiene Oral no Porto

Limpeza dentária

Sabia que para uma boa higiene oral, a Ordem dos Médicos Dentistas recomenda a regra 2X2X2?

  • Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia
  • Fazê-lo pelo menos durante 2 minutos
  • Marcar uma consulta de medicina dentária pelo menos 2 vezes ao ano

Esta regra é simples e ajuda a manter uma boa saúde oral e uma boa saúde em geral, a prolongar a qualidade de vida, a melhor comunicar e interagir com os outros e, claro, a economizar em visitas ao seu médico dentista!

Destartarização

A acumulação da chamada placa bacteriana que afeta as gengivas pode e deve ser combatida com escovagens diárias. Porém, podem existir zonas de difícil acesso que nunca limpa eficazmente por mais que lave os dentes, onde a placa bacteriana consegue acumular-se e até formar um depósito encrustado e duro chamado tártaro, impossível de remover apenas com escovagem.

Quando isso acontece, a solução é agendar uma consulta de medicina dentária para fazer a destartarização e eliminar o tártaro nos dentes para não deixar avançar a doença gengival.

No fundo, trata-se de uma limpeza dos dentes profissional que inclui três fases:

  • Na primeira fase, o seu médico dentista remove a placa e tártaro nos dentes através de um aparelho de ultrassom
  • Na segunda fase remove todos os vestígios de placa e tártaro que ainda possam existir através de um equipamento próprio
  • E na terceira, faz o polimento dos dentes para deixar a superfície suave

Aplicação de flúor nos dentes

A aplicação de flúor na cavidade oral previne o aparecimento de cáries, deixando a superfície dos dentes mais forte e protegendo-os contra os ataques ácidos da placa bacteriana que podem provocar cáries e até outras lesões mais graves.

Como ao atingir o dente, o flúor é absorvido pelo esmalte, ajuda na sua reparação através da recomposição do cálcio e fósforo perdidos para manter os dentes duros.

A aplicação de flúor nos dentes - ou selante de dentes - é, hoje em dia, um tratamento de higiene oral comum, seja através de uma solução em gel, espuma ou verniz colocada com a ajuda de uma escova ou cotonete.

Escovar os dentes

Lavar os dentes regularmente é fundamental para manter uma boa saúde oral, mas nem todas as pessoas fazem a escovagem de dentes de forma adequada.

Daí que na área da higiene dentária, existam técnicas para escovar os dentes e eliminar a placa bacteriana, uma película transparente composta por bactérias que se acumula na superfície dos dentes e que na presença de hidratos de carbono (açúcar), produz ácidos que desmineralizam o dente, originando cáries.

Ora, a escovagem dos dentes para remoção diária da placa bacteriana, é fundamental para que não mineralize e endureça, originando o tártaro (esse sim, só pode ser eliminado numa consulta de medicina dentária). E além do tártaro e das cáries, a placa bacteriana pode provocar inflamação das gengivas e mesmo periodontite. Por isso, não arrisque! Garanta que a sua higienização é feita da forma mais correta.

Respeite estas regras na sua higiene oral, através de escovagem manual ou elétrica:

  • Lavar os dentes entre 2/3 minutos
  • Inclinar a escova sobre a gengiva num ângulo de 45°
  • Fazer cerca de 10 movimentos horizontais e vibratórios nas superfícies dentárias, de forma a limpar os espaços que ficam entre os dentes e as gengivas
  • Começar a escovar os dentes num extremo do maxilar e acabar no outro com movimentos de vaivém
  • Escovar suavemente a língua para remover as bactérias
  • Mudar a escova de dentes de 3 em 3 meses para maximizar a sua higiene dentária
  • Usar fio dentário para otimizar a limpeza dos dentes
Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen