(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402

Dor de dente? Sensibilidade dentária ao frio e ao quente? Abcesso? Hum… é provável que precise de recorrer a uma consulta de endodontia mecanizada. Em caso de infeção severa, a desvitalização é o último recurso para salvar um dente!

O que é a Endodontia?

É uma especialidade de medicina dentária que tem por objetivo preservar os dentes através de tratamentos de patologias da polpa do dente (vulgarmente chamada de nervo do dente). Ora, a polpa está localizada no interior do dente onde se encontram as terminações nervosas e a irrigação sanguínea, pelo que a técnica - também designada por desvitalização dentária - costuma ser aplicada em dentes afetados por cáries muito extensas que se encontram próximas da polpa dentária e que causam de dor ligeira a dor mais forte e até abcesso dentário.

Neste contexto, a nossa especialidade de endodontia mecanizada (ou desvitalização com microscópio) tem em vista a remoção da polpa, bactérias e outros elementos que estejam a causar inflamação, e posterior selamento ou obturação do dente. Só com este tratamento de medicina dentária é que se consegue eliminar todos os focos de infeção dentária e evitar a extração do dente.

 

Tratamento de canal dentário

Um dente partido ou uma cárie dentária muito profunda são algumas das causas de uma infeção na polpa do dente ou nervo do dente. E uma vez infetada, se a polpa dentária não for tratada a tempo, pode causar um abcesso dentário que por sua vez, pode destruir o osso circundante ao dente, provocar dor e até a morte da polpa.

Antigamente, a extração do dente era a resolução para este problema, mas hoje em dia um tratamento de canal dentário, desvitalização de dente ou tratamento endodôntico é quanto basta para remover a polpa dentária, tratar a pulpite (infeção na polpa), manter o dente e evitar a sua extração.

Tratamento da Pulpite

O tratamento da pulpite tem a sua complexidade pois obriga a mais do que uma consulta de endodontia.

Numa primeira etapa, o médico dentista faz uma abertura na parte de trás dos dentes frontais ou na coroa (caso seja um pré-molar ou molar).

Numa segunda etapa, remove a polpa do dente afetado e limpa os canais radiculares. Por esta altura, a desvitalização dentária em si está feita com a remoção do nervo do dente que o nutria e mantinha através dos vasos sanguíneos. O dente “morre”, sim, mas fica livre de infeção e mantém as suas funções normais de mastigação. De ressalvar que dependendo do tipo de dente, pode existir um ou vários canais: nos dentes incisivos e caninos normalmente só há uma raiz e um único canal, mas nos dentes pré-molares e molares costumam existir mais raízes e canais.

Por fim, numa etapa posterior, o médico dentista coloca um preenchimento e, por norma, uma coroa para dar uma aparência natural. Claro que no caso de ser necessário mais do que uma consulta de medicina dentária para desvitalizar dente, é colocada uma restauração provisória na abertura da coroa para proteger o dente até à conclusão do processo.

Doravante, o sucesso do tratamento para desvitalizar um dente ou tratamento endodôntico da Clínica Dentária Isabel Flores Allen no Porto, pode verificar-se através de RX periódicos de forma a comparar a situação inicial com a atual e confirmar se já não existem focos ósseos infeciosos no dente tratado.

Desvitalização dentária com microscópio

Como a estrutura interna dos dentes apresenta variações extremamente complexas, mas também características comuns, como o diâmetro milimétrico dos canais radiculares (impossíveis de avaliar a olho nu), a endodontia mecanizada ou desvitalização de um dente com microscópio, detetor de apex e limas mecanizadas é fundamental para garantir maior qualidade e segurança no tratamento endodôntico ou tratamento de pulpite.

Além das claras vantagens para a prática da medicina dentária (imagem ampliada e melhor iluminação), o uso de microscópios é responsável por uma elevada taxa de sucesso nos tratamentos, até porque só a desvitalização dentária com microscópio permite resolver casos muito complexos como retratamentos endodônticos (em que o tratamento do canal foi mal feito) que requerem um novo procedimento para acabar com a dor e preservar a integridade do dente.

Se é o seu caso, marque rapidamente uma consulta de endodontia mecanizada de modo a não correr o risco de criar uma infeção e abcesso no dente que coloque a sua manutenção em risco.

Este tratamento garante-lhe a remoção da polpa dentária inflamada, a limpeza do interior dos canais radiculares e também o seu preenchimento e selamento. No final do processo pode optar pela colocação de uma coroa ou outra restauração no dente para o manter são e protegido!

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen