As gengivas fazem parte de um sorriso bonito e saudável, mas por vezes são negligenciadas e acabam por obrigar a tratamentos de periodontologia para recuperar a boca sã. A tempo e horas – e com a ajuda de uma boa higiene oral – a recuperação das gengivas é possível, mas quando se adia a consulta de medicina dentária, o resultado pode ser travar e não eliminar o problema.
A periodontologia é uma especialidade da medicina dentária que trata as doenças das gengivas ou doenças periodontais e que se divide em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.
Ambos são resultado da acumulação de bactérias na cavidade oral e afetam o conjunto de tecidos que incluem a gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsável por manter a firmeza dos dentes no maxilar.
Apesar da higiene oral deficiente ser a principal causa do desenvolvimento de inflamações nas gengivas, existem outros fatores que as potenciam, como puberdade, gravidez, dentes tortos, uso de próteses difíceis de higienizar, entre outros.
Se for detetada e tratada atempadamente, a inflamação na gengiva não evolui para um quadro de periodontite, responsável pela recessão gengival e pela maior parte da perda de dentes em pacientes adultos.
Muitas pessoas ignoram, na sua rotina de higiene oral, a limpeza das gengivas e só quando estas começam a sangrar, mudar de cor ou doer é que lhes dedicam alguma atenção. Porém, se tal como escovam os dentes, retirassem a placa bacteriana que se acumula nas gengivas ou superfície dentária, poderiam evitar lesões nos tecidos periodontais que causam doenças como gengivite e periodontite.
O melhor remédio é manter as gengivas saudáveis e não dar espaço à placa bacteriana e ao tártaro entre a gengiva e os dentes, o que provoca inflamação na gengiva crónica.
Se é o seu caso e não foi a tempo de fazer a prevenção para manter as gengivas saudáveis e já sente alguma dor nas gengivas ou vê alteração da cor (de rosa a vermelho), inchaço, sangramento da gengiva e até descamação marque uma consulta urgente na Clínica dentária Isabel Flores Allen para controlarmos essa gengiva inflamada!
Lembre-se que se a infeção nas gengivas não for detetada e tratada a tempo pode deixar o osso corroído por baixo das gengivas o que, por sua vez, pode deixar os dentes a abanar e até a soltarem-se. Além de que pacientes com doenças periodontais têm um risco maior para desenvolver problemas cardiovasculares e renais e controlar a diabetes (quando são diabéticos). Não arrisque! Não confie em pastas dentífricas milagrosas!
Gengivite é uma inflamação na gengiva considerada a primeira fase da doença periodontal. O tratamento médico da gengivite é, por esse motivo, mais fácil e eficaz, mas se não consultar um médico dentista, pode progredir e causar complicações mais graves como periodontite.
Regra geral, a gengivite é o resultado dos efeitos da acumulação de placa bacteriana e tártaro, costuma ser causada por uma má higiene oral e apresenta os típicos sintomas de problemas nas gengivas: inchaço, vermelhidão, sensibilidade, gengiva inchada, sangramento da gengiva e/ou mau hálito.
Periodontite é uma inflamação na gengiva, considerada a segunda e última fase da doença periodontal por já não estar limitada às gengivas, ou seja, afeta também os tecidos de suporte dental: ligamentos e ossos que rodeiam e apoiam os dentes.
Infelizmente a periodontite é irreversível, causa recessão gengival e até pode levar à perda permanente de dentes, mas pode ser travada, pelo que um tratamento de medicina dentária é urgente!
Tal como a gengivite, também a periodontite é resultado da acumulação da placa bacteriana e tártaro causada por uma higiene oral deficiente, mas existem outros fatores de risco: stress, tabagismo, fatores genéticos ou doenças como a diabetes.
A periodontite apresenta assim sintomas de gengiva inflamada mais alarmantes, como gengiva inchada, sangramento da gengiva, vermelhidão, mau hálito constante, mas também dentes com mobilidade e presença de pus na gengiva, no espaço gengival próximo do dente.
Quanto mais rápida for a tomada de consciência de que tem a gengiva inflamada, mas célere será a marcação de uma consulta de periodontologia e mais eficaz será o tratamento.
No caso de uma gengivite, o tratamento passa pela remoção de toda a placa bacteriana e tártaro acumulado (destartarização) e pelo alisamento radicular para controlo da inflamação na gengiva. Também pode ser necessário recorrer a uma pequena cirurgia para raspagem e alisamento radicular e eliminação bacteriana, complementada com antibiótico.
No caso de uma periodontite, infelizmente não é possível repor o osso perdido, mas pode-se travar a doença com a eliminação da infeção nas gengivas através de raspagem para remoção do tártaro ou cirurgia regenerativa para recuperar o tecido periodontal.
Em ambos os casos, o tratamento das doenças periodontais passa também pela consciencialização junto do paciente para uma correta higiene oral e para a necessidade de fazer visitas regulares aos nossos especialistas em periodontologia.
O melhor tratamento para a periodontite e gengivite é sempre a prevenção, mas quando a inflamação na gengiva está instalada, a solução é marcar uma consulta de periodontologia ou medicina dentária no Porto, na Clínica Isabel Flores Allen.