(+351) 221 140 070 / 915 424 402
(+351) 221 140 070 / 915 424 402

Não dói nada. E se doer, anestesiamos… Mas a verdade é que muitas crianças e adultos têm medo de vir ao dentista. Se é o seu caso, temos uma boa notícia: a possibilidade de recorrer a sedação com óxido nitroso para relaxar e aproveitar para descansar enquanto tratamos do seu sorriso!

A sedação com óxido nitroso é utilizada em muitos países para reduzir a ansiedade em alguns pacientes de modo a que consigam manter a tranquilidade durante um tratamento de medicina dentária. E Portugal não é exceção! Na Clínica Dentária Isabel Flores Allen no Porto oferecemos a possibilidade de começar e acabar uma consulta feliz da vida. E consigo relaxado, nós realizamos o tratamento de forma mais rápida e eficaz!

 

O que é a sedação consciente?

Sedação consciente ou sedação com óxido nitroso é um método de sedação através de inalação de gás que pode ser utilizado em pacientes que revelam ansiedade em consultas de medicina dentária. O objetivo é que relaxem, deixem de sentir medo, nervosismo e dor, mas ao mesmo tempo consigam manter-se acordados, perfeitamente conscientes e cooperantes de modo a que o tratamento decorra da forma prevista.

Esta técnica de sedação com óxido nitroso tem efeito imediato porque o gás é rapidamente absorvido pelo organismo, é segura e não apresenta contraindicações. Porém, não substitui a anestesia por injeção: a sua utilização tem como finalidade amenizar a expectativa de dor de modo a não impossibilitar o tratamento dentário em pessoas que revelam um nível elevado de ansiedade na presença de um dentista.

E isso porque o gás do riso (como lhe costumam chamar) tem um efeito analgésico que reduz a perceção de dor, aliado a outros dois efeitos: ansiolítico para diminuir a ansiedade e amnésico para que os pacientes, embora acordados, não se recordem de alguns momentos da consulta, o que facilita visitas futuras ao dentista!

Sedação com óxido nitroso

A quem se destina a sedação com óxido nitroso?

Genericamente, qualquer adulto e criança com mais de dois anos com “medo” do dentista pode recorrer à sedação com óxido nitroso ou sedação consciente para reduzir a ansiedade e expetativa de dor perante um tratamento dentário. Apenas uma advertência! O óxido nitroso - porque é inalado - só não pode ser utilizado em pacientes com dificuldades respiratórias severas.

 

Óxido nitroso para que serve?

O óxido nitroso ou protóxido de azoto é um gás inodoro inalatório utilizado em todo o mundo devido às suas características analgésicas e sedativas em procedimentos médicos. 

Esta substância foi identificada em 1774 pelo químico Inglês Joseph Priestley e sempre esteve ligada à medicina dentária. Inclusive, em 1840 o médico dentista Horace Wells, conduziu alguns estudos com sedação com óxido nitroso no alívio da dor, terminando a disputar com o colega William Morton o lugar de inventor da sedação consciente. 

Hoje, a sedação com óxido nitroso - também chamado de gás do riso - é um método muito eficaz, inócuo e seguro, e pode, inclusive, ser administrado em crianças. 

Entre outras vantagens, a sedação com óxido nitroso, na nossa clínica dentária no Porto, permite:

  • Indução e recuperação rápida.
  • Redução ou eliminação da ansiedade.
  • Sensação de bem-estar e segurança.
  • Aumento da cooperação.
  • Controlo de comportamentos inadequados que possam interferir com o tratamento dentário.
  • Tolerância a tratamentos mais demorados.
  • Promoção de uma atitude mais otimista face a tratamentos de medicina dentária futuros.
  • Qualidade de tratamento em pacientes com problemas físicos e psicológicos.

 

Óxido nitroso - efeitos colaterais

O óxido nitroso é um dos métodos anestésicos mais seguros do mundo. Não tem qualquer tipo de contraindicações nem efeitos colaterais, deixa os pacientes tranquilos, mas acordados e a controlar as suas funções corporais. Apenas pode provocar uma perda da noção do tempo ou amnésia ligeira que faz com que o paciente não se recorde do tratamento. Na verdade, uma mais valia em casos de crianças e adultos com pavor de dentistas. Portanto, o óxido nitroso como medicamento assistido, administrado por via respiratória para sedação consciente e monitorizando os sinais vitais do paciente (frequência cardíaca, percentagem de O2 no sangue e pressão arterial) não causa qualquer efeito secundário. 

 

Gás do riso

A sedação consciente também é conhecida por gás do riso porque a primeira pessoa a inalar óxido nitroso puro em 1978, Humphrey Davy, descreveu a experiência como muito agradável, pois ficou eufórica e com muita vontade de rir. De lá para cá, noutras experiências, a sedação com óxido nitroso continua a ser referida desta forma e associada a uma sensação de alegria. Daí a alcunha de gás do riso.

 

Sedação consciente preço

O preço da sedação consciente é relativamente acessível, tendo em conta o resultado: o paciente fica acordado, tranquilo e com capacidade para cooperar no tratamento de medicina dentária. Ainda assim, o valor varia conforme o tipo e duração do tratamento, pelo que deve entrar em contacto com a nossa clínica dentária no Porto para orçamento de sedação com óxido nitroso.

Se tem medo de ir ao dentista, experimente fazer uma consulta de medicina dentária na Clínica Dentária Isabel Flores Allen no Porto, recorrendo a sedação com óxido nitroso e verá como - sem querermos exagerar - até vai ser divertido!

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen