Muitas pessoas que sofrem de bruxismo só se apercebem da sua condição quando alguém diz que as ouviu ranger os dentes durante a noite. Outras, descobrem esta disfunção temporomandibular quando começam a acordar com dores na mandibula e na cabeça.
E outras ainda, tomam conhecimento do problema durante uma visita rotineira ao seu médico dentista, já que apresentam os dentes desgastados e/ou o esmalte rachado.
É verdade que, regra geral, este comportamento involuntário não costuma exigir grandes cuidados, mas em alguns casos pode efetivamente provocar danos nos dentes e em toda a musculatura da mandíbula, causando dores e mal-estar. Por isso, não arrisque!
Independentemente da causa, tipo ou período do dia em que costuma apertar e ranger os dentes, importa perceber que não há cura, mas há tratamento para o bruxismo!
O bruxismo é uma disfunção temporomandibular que se caracteriza pelo apertar e ranger dos dentes de forma involuntária, seja durante o dia ou durante a noite.
Devido a uma aplicação de força excessiva sobre a musculatura mastigatória, o bruxismo pode causar danos à estrutura dentária e à estrutura de suporte à mastigação, ou seja, pode provocar desgaste nos dentes (que, por sua vez, pode deixar os dentes doloridos ou até mesmo soltos), mas também pode levar à destruição do osso circunvizinho e do tecido das gengivas, causando sérios problemas na articulação da mandíbula, como síndrome da articulação temporomandibular (ATM).
Se sofre de disfunção temporomandibular ou ATM, conheça os diferentes tratamentos que a Clínica Isabel Flores Allen tem à sua disposição para reduzir consideravelmente os sintomas de disfunção temporomandibular na sua arcada dentária e melhorar a oclusão dentária.
Embora as causas, tipos e graus de bruxismo possam variar de pessoa para pessoa, existem sintomas comuns à maioria dos casos de disfunção temporomandibular:
Embora as causas exatas do bruxismo não sejam conhecidas, sabe-se que na maioria dos casos se trata de um problema do foro psicológico, embora existam outros fatores que podem desencadear a disfunção temporomandibular:
Existem dois tipos de bruxismo - bruxismo diurno e bruxismo noturno - que como os seus próprios nomes indicam, têm lugar em diferentes momentos, bem como causas diferentes: enquanto o bruxismo diurno tem, normalmente, uma origem mais emotiva, o bruxismo noturno costuma estar relacionado com uma movimentação noturna ligada a um distúrbio do sono.
O bruxismo diurno é caracterizado pela atividade semi-voluntária da mandíbula que leva a pessoa a apertar dos dentes enquanto está acordada e a realizar as suas atividades habituais. Trata-se de uma espécie de tique ou hábito que se desenvolve como reação ao stress e ansiedade.
Normalmente, no bruxismo diurno não há ranger de dentes e por isso, muitas pessoas nem se apercebem que têm este distúrbio, até porque desconhecem que não é normal ter os dentes em contato durante a maior parte do dia: a posição maxilo-mandibular mais confortável é aquela em que os dentes superiores e inferiores ficam levemente separados.
O bruxismo noturno é caracterizado pela atividade inconsciente de ranger ou apertar os dentes, enquanto se está a dormir. Além de produzir um som bem audível, este distúrbio quando acontece durante o sono cria maiores tensões ao nível das articulações temporomaxilares, podendo desgastar os dentes e mandibulas e causar dores de cabeça, entre outros problemas.
Ao contrário do bruxismo diurno, que afeta maioritariamente as mulheres, o bruxismo noturno é um problema que afeta sobretudo crianças, mas que também pode atingir adultos de ambos os sexos.
O bruxismo infantil ou bruxismo em crianças é bastante frequente. Se for detetado até aos 6 anos, sensivelmente, pode ser considerado de bruxismo fisiológico e como tal não exige preocupação de maior, pois o mais certo é diminuir e desaparecer naturalmente durante a adolescência.
Ainda assim, se o bruxismo nas crianças ou bruxismo fisiológico é superado, na maior parte dos casos, quando a dentição de leite é substituída pela dentição definitiva, noutros mantém-se durante e depois da adolescência, causando desgaste nos dentes, dores musculares, dores de cabeça, etc.
E neste caso, o quadro de bruxismo infantil ou bruxismo fisiológico passa a bruxismo patológico (diurno ou noturno) e a exigir tratamento para evitar problemas dentários futuros e inclusive a modificação da estrutura óssea do rosto, causando um aumento da pressão craniana.
O bruxismo é uma condição que não tem cura, mas tem tratamento! E esse tratamento para bruxismo visa minimizar ao máximo os possíveis efeitos negativos da condição para a saúde e estética dentária do paciente, e evitar assim desgaste, fraturas, doenças periodontais, sensibilidade dentária, mobilidade dos dentes e até mesmo problemas de articulação temporomandibular ou ATM.
Na verdade, os casos de bruxismo mais leves desaparecem com o tempo e não exigem tratamento. Mas o bruxismo mais severo ou disfunção temporomandibular requer intervenção terapêutica e/ou comportamental para não causar dores nem danos permanentes.
Deste modo, nalguns casos o tratamento pode passar por técnicas de relaxamento e/ou medicação para controlar a ansiedade de modo a reduzir a tensão e acabar com o hábito de apertar os dentes, principalmente durante o dia.
Noutros casos, pode ser necessário retificar a mordida, ou seja, melhorar a oclusão para que os dentes passem a ajustar-se bem na mordida, isto através de restaurações, coroas ou tratamentos de ortodontia. E noutros casos ainda, é prescrita a utilização de um aparelho para bruxismo.
Logo, como o tratamento do bruxismo varia consoante o caso, é importante a avaliação de um médico dentista, embora na maioria dos casos o aparelho para bruxismo ou placa de bruxismo seja a solução para reduzir a dor, evitar danos permanentes na boca e, claro, reduzir o ranger de dentes ao máximo.
A chamada placa de bruxismo ou aparelho para bruxismo nada tem a ver com a placa dentária ou aparelho ortodôntico convencional. Trata-se de um protetor bucal ou placa interoclusal feita à medida para encaixar nos dentes superiores (na maior parte dos casos) de forma a proteger os dentes do apertar ou ranger de dentes involuntário durante a noite. Este aparelho para bruxismo também pode ser usado durante o dia.
Existem diferentes tipos de aparelhos para bruxismo, em diferentes materiais e com diferentes funções, mas todos têm o mesmo objetivo: acabar com o bruxismo, limitando os movimentos dos músculos envolvidos na mastigação e reduzindo o atrito entre os dentes que provoca o desgaste.
Além disso, as placas para bruxismo também previnem os sintomas relacionados com a dor de cabeça, pois vão fazer com que a contração dos músculos faciais diminua, permitindo um relaxamento dos mesmos.