(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Cáries

Com toda a certeza que já terá ouvido falar em cáries em algum momento. Aliás, o mais certo é até já ter tido cáries ou conhecer alguém que já as tenha tido.

As cáries afetam uma grande parte da população mundial. São tão comuns que a própria Organização Mundial para a Saúde já alertou para o facto de praticamente todos os adultos virem a sofrer com cáries nos dentes, pelo menos uma vez na sua vida. No entanto, estas não devem ser encaradas de modo trivial. Bem pelo contrário. 

As cáries são o resultado da ação de determinadas bactérias nos nossos dentes. Estas bactérias aparecem devido aos mais variados fatores, nomeadamente devido à má higienização oral ou a uma dieta desequilibrada.

Quando não são eliminadas, as bactérias vão continuar a desenvolver-se, podendo mesmo levar à destruição parcial ou total dos dentes. É claro que isso tem um impacto profundo no nosso sorriso e, por isso, na nossa autoestima e confiança. Assim, se suspeitar que pode ter cáries nos dentes, é importante agir de imediato.

Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer tudo o que precisa de saber, incluindo os seus principais sintomas, métodos de tratamento e dicas para a sua prevenção.

 

O que são cáries?

As cáries são a parte visível de uma infeção causada pelas bactérias presentes na boca.

Estas bactérias começam por se alojar nos espaços ou cavidades que possam existir nos dentes e vão-se acumulando ao longo do tempo, produzindo ácidos que, aos poucos, começam por desgastar o esmalte dentário e dar origem às cáries nos dentes.

Quando não são devidamente tratadas, estas vão evoluindo e avançando em direção ao interior do dente, destruindo a sua estrutura, camada a camada e causando dores, por vezes alucinantes. Não acredita? Basta perguntar a alguém que já tenha passado por isso!

Estas dores são o resultado da infeção ou inflamação dos tecidos em torno do dente cariado ou da formação de um abcesso dentário devido à formação das cáries. Como se pode ver, este não é um cenário bonito.

 

E é visível, na medida em que afeta a harmonia do seu sorriso e, por isso, o seu bem-estar como um todo.

 

Embora esta seja uma espécie de definição geral, a verdade é que existem vários tipos de cáries.

 

Tipos de cáries

As cáries podem afetar qualquer pessoa, de qualquer idade e apresentar as mais variadas formas, tamanhos e cores, desde a cor mais amarelada até à cor completamente preta, devido à necrose provocada.

Além disso, podem também aparecer qualquer parte dos dentes, desde os molares aos dentes da frente começando a desenvolver-se na superfície do esmalte.

No entanto, existem três tipos de cáries dentárias sobre as quais podemos dizer que são as mais comuns. São elas as cáries coronárias, radiculares e reincidentes. Vejamos cada uma, em específico. 

 

Cáries Coronárias

As cáries coronárias são o tipo mais comum de cáries nos dentes. Localizam-se normalmente nas superfícies oclusais ou nos espaços que existem entre os dentes e podem ocorrer tanto em adultos, como nas crianças.

 

Cáries Radiculares

À medida que vamos envelhecendo, as gengivas vão sofrendo recessões e deixando as raízes dos dentes mais expostas. Uma vez que deixa de existir esmalte a cobrir estas raízes, as cáries encontram aqui o seu espaço e os dentes cairiam muito mais facilmente.

 

Cáries reincidentes

Normalmente, estas são as que se formam em torno das coroas ou à volta de restaurações dentárias previamente efetuadas. Nestas regiões, existe uma maior tendência para a acumulação de placa bacteriana e, por isso, uma maior probabilidade de se criarem cáries nos dentes.

 

Cáries Profundas

Vale a pena chamarmos também a atenção para as cáries profundas.

Como o próprio nome indica, estas são cáries no seu estado mais desenvolvido, tendo conseguido atingir os tecidos mais profundos do dente, depois se terem iniciado na sua superfície. No entanto, este é um processo lento, pelo que as visitas regulares ao seu médico dentista, bem como uma atenção redobrada dos seus sintomas, serão suficientes para as prevenir.

Consulta de Dentisteria

Sintomas das Cáries

Os sintomas das cáries podem variar bastante. Em suma, dependem da sua fase de desenvolvimento, da sua localização e até da capacidade de cada pessoa para lidar com a dor provocada.

Isto porque uma coisa é certa: a dor é mesmo o principal sintoma a ter em conta. Depois, está tudo ligado à sua fase de desenvolvimento.

Na fase inicial, é até possível que nem dê por elas, por se tratar de uma pequena mancha indolor. Nesta fase, normalmente as cáries são identificadas pelos próprios médicos dentistas, habituados à situação.

Daí que as consultas regulares sejam tão importantes para a sua prevenção.

É à medida que se vão desenvolvendo que os pacientes começam a prestar atenção a algumas situações fora do normal, tais como:

  • Manchas visíveis na superfície dos dentes;
  • Sensibilidade ao frio e/ou ao quente;
  • Pequenas cavidades ou fraturas nos dentes;
  • Gengivas inchadas ou doridas;
  • Mau hálito.

Isto, claro, a par da dor que vai continuando em crescendo, por vezes pontual, noutras vezes contínua, dependendo da parte do dente afetada e da sua gravidade ou extensão.

No caso de sentir algum destes sintomas, marque uma consulta com o seu médico dentista. E se efetivamente se tratar de cáries nos dentes, quanto mais cedo forem detetadas, mais depressa vai poder dar início ao tratamento mais adequado.

E se estiver a pensar em como é que foi possível elas terem aparecido, continue a ler.

 

Causas para as cáries

O nosso estilo de vida influencia – e muito! – o aparecimento de dentes cariados. 

Desde logo aquilo comemos, mas também os cuidados que tomamos com a nossa higiene oral e até os nossos genes ou fatores de hereditariedade têm um papel a cumprir. Quanto mais açúcar consumimos, mais ácido as tais bactérias que mencionámos no início conseguem produzir e, por isso, maior a probabilidade de dentes cariados.

Assim, dietas ricas em alimentos que contenham muito açúcar, principalmente os açúcares simples, são grandes fatores de risco para o aparecimento de cáries.

Em segundo lugar, e tal como acontece com uma grande maioria das doenças bucais, a falta de uma higienização oral correta leva à proliferação das bactérias que dão origem às cáries nos dentes – principalmente quando provêm dos alimentos que se alojaram por entre os dentes e não foram removidos durante o processo de escovagem.

Por último, existem ainda outro tipo de causas indiretamente ligadas aos dentes, mas que, mesmo assim, aumentam a probabilidade do aparecimento de cáries, tais como algumas doenças como a diabetes ou alguns medicamentos, como os antidepressivos ou os anti-histamínicos. Sobre estas condições, deve informar-se junto do seu médico dentista.

Em suma, as principais causas para o seu aparecimento são:

  • Dieta rica em açúcares simples
  • Fraca higienização oral
  • Algumas patologias específicas
Guided Biofilm Therapy

Tratamento para as cáries 

Antes de mais, ponha de lado a ideia de que é possível tratar as cáries em casa. Desse modo, está a arriscar piorar a situação, podendo mesmo perder o dente em questão ou deixar que a infeção se espalhe ainda mais.

Na nossa clínica dentária, no Porto, são vários os tratamentos que temos à sua disposição para remover as cáries, restaurar os dentes e reabilitar o seu sorriso, tornando-o mais natural e harmonioso.

A esta especialidade chama-se dentisteria estética e é a partir daqui que, na Clínica Isabel Flores Allen, vai poder recuperar o seu sorriso, recorrendo a materiais de alta qualidade como as resinas compostas ou a cerâmica.

E depois de recuperar sua confiança, é uma questão de prevenir o aparecimento de novas cáries.

Como prevenir as cáries?

A melhor forma de prevenir o aparecimento de cáries é mantendo uma dieta saudável e equilibrada e cuidando da sua higiene oral, todos os dias. Para isso, há uma série de boas práticas que deve seguir:

  • Escova os dentes duas vezes por dia, no mínimo
  • Utilize produtos dentífricos ricos em flúor
  • Visite regularmente o seu médico dentista

Se mantiver estes cuidados, ao longo de toda a vida, o descanso é garantido. Cáries? Nem vê-las!

Marque a sua consulta de avaliação oral

01.09.2021 Doença Oral
Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen