(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Sedação Consciente

A sedação consciente é uma ótima forma de acabar com o medo de ir ao dentista. Sabemos que algumas pessoas se sentem desconfortáveis só de pensarem no assunto! 

Mas parte do trabalho de qualquer médico dentista é, precisamente, deixar os seus pacientes tranquilos e seguros acerca de todos os procedimentos.

Mesmo assim, por vezes nem todo o cuidado é suficiente e pessoas, de todas as idades, sentem-se ansiosas pelo facto de terem de ir a uma consulta dentária.

Muitas vezes, esses anseios podem fazer com que se adiem consultas necessárias ou gerar comportamentos no consultório que interferem, ou impossibilitam mesmo, a realização do tratamento dentário.

A sua saúde oral e o seu sorriso ficam comprometidos. 

Ora, a sedação consciente resolve tudo isto! Esta é uma técnica não invasiva e muitíssimo segura, bastante utilizada na área da medicina dentária. 

A sedação consciente reduz a ansiedade e deixa os pacientes mais tranquilos em relação a qualquer consulta e tratamentos necessários. Neste artigo, vamos mostrar-lhe como a sedação consciente pode tranquilizar a sua experiência em consultório e explicar tudo o que precisa de saber acerca deste procedimento.

 

Como funciona a sedação consciente?

A sedação consciente funciona através da inalação de um gás, a partir de uma máscara.

Este gás inalado tem muitos nomes, mas é mundialmente conhecido pelo “gás do riso”, devido ao estado relaxado em que os pacientes se mantêm ao longo da sua inalação. Contudo, o seu nome químico é protóxido de azodo ou óxido nitroso. O óxido nitroso é utilizado nos processos de sedação consciente há muito tempo. Não só é inodoro, como apresenta propriedades químicas que permitem a ação analgésica sem, por isso, deixar os pacientes inconscientes.

Por outras palavras, a sedação consciente mantém as pessoas acordadas, embora muito mais tranquilas e confortáveis. Depois de se dar início ao processo, o gás inalado atua de imediato. Ou seja, os níveis de ansiedade começam logo a descer.

Quando os níveis ótimos são atingidos, tem início o tratamento dentário propriamente dito. A inalação do óxido nitroso permite que os pacientes se mantenham conscientes e interativos, ao longo de todo o processo.

O objetivo da sedação consciente é mesmo relaxar os pacientes. A longo prazo, pode chegar a fazer com que o cérebro associe a consulta dentária a um momento mais calmo e seguro.

Tudo o que os pacientes sentem ao inalarem o óxido nitroso é uma ligeira dormência. Mas estes e outros sintomas serão devidamente explicados pelo seu médico dentista.

Durante o tratamento, os sinais vitais dos pacientes são continuamente vigiados, de modo a acrescentar mais um nível de segurança à utilização da sedação consciente.

No final da consulta, os pacientes retornam ao seu normal dia a dia, com algumas indicações ligeiras, como explicamos mais em baixo. Por tudo isto, a sedação consciente é um processo muito simples e bastante seguro.

Aliás, tão seguro que pode ser aplicado tanto em adultos como em crianças que sofram de ansiedade odontológica. Principalmente naquelas mais reguilas!

A sedação consciente em crianças é realizada em consultas de Odontopediatria, uma especialidade da Clínica Isabel Flores Allen.

Gás do Riso

Quais os critérios clínicos para receber sedação consciente?

A sedação consciente é um procedimento seguro, aplicável a todas as pessoas, de todas as idades.

No entanto, alguns pacientes com patologias mais graves devem ser avaliados caso a caso. Por outras palavras, a sedação consciente é um processo que requer uma consulta de avaliação prévia.

Nesta consulta, o médico dentista irá proceder à avaliação do historial clínico do paciente de modo a garantir que este cumpre todos os critérios clínicos necessários à administração da sedação consciente.

Neste ponto, talvez seja relevante distinguirmos a sedação consciente da inconsciente.

 

Sedação consciente ou inconsciente

É importante esclarecermos a diferença entre o processo de sedação consciente e os processos de sedação administrados em blocos operatórios.

Como vimos, o processo da sedação consciente é todo ele bastante simples. A sua ação é imediata e a sua recuperação é igualmente rápida. Já as sedações que ocorrem em blocos operatórios referem-se aos diferentes tipos de anestesias utilizadas. Estas, podem ser locais, regionais ou gerais.

A sua administração varia naturalmente consoante a necessidade e o tratamento clínico em questão. Do mesmo modo, variam os tempos de recuperação e os cuidados a ter. Ou seja, são as anestesias, tais como as conhece.

A sedação consciente é um processo muito mais simples. É indolor, pode ter lugar no consultório, deixa os pacientes relaxados e acordados e tem um tempo de recuperação rápido. O mesmo é dizer que as suas vantagens são claras.

 

Vantagens da sedação consciente

A principal vantagem da sedação consciente é óbvia: os pacientes relaxam e o tratamento dentário decorre de forma tranquila. Mas existem outras:

  • Pode ser utilizado em quase todos os tratamentos dentários;
  • É uma opção para crianças e adultos;
  • Tem períodos de efeito e recuperação muito rápidos;
  • Auxilia nos tratamentos;
  • Reduz a ansiedade;
  • Promove uma atitude positiva;
  • Exige poucos ou nenhuns cuidados.

Cuidados a ter após a sedação consciente

Os cuidados a ter após a utilização da sedação consciente são tão simples quanto a sua utilização. Após o processo, o médico dentista avalia o estado do paciente de modo a garantir a sua segurança.

Geralmente, bastam apenas alguns minutos para que regresse ao seu estado normal. Fora isso, não existem quaisquer cuidados ou efeitos secundários.

Logo após um tratamento com recurso a sedação consciente, os pacientes podem retomar as suas atividades diárias.

Contudo, é possível o médico dentista sugerir um período curto de ambientação em consultório ou dar algumas indicações mais específicas, como evitar a utilização de maquinaria pesada.

 

Quais as limitações da sedação consciente?

Existem poucas limitações à utilização da sedação consciente. Aliás, na verdade existe apenas uma.

Porque é feita por inalação, a única limitação está ligada a um nariz obstruído, por qualquer razão (constipações ou outras). Todo o tipo de indicações extra que possam ser precisas, são transmitidas na consulta de avaliação necessária. 

Mesmo assim, no dia da consulta com sedação consciente, aconselhamos a utilização de roupas largas para que se sinta ainda mais confortável e possa facilitar todo o processo.

A sedação consciente é um procedimento muito fácil. Simplifica a sua ida ao médico dentista e deixa todos mais confortáveis e tranquilos. 

A partir de hoje, já sabe que esta é uma opção à qual pode recorrer para que possa manter o seu sorriso bonito e natural e a sua saúde oral cuidada.

Sedação com Óxido Nitroso

Na Clínica Isabel Flores Allen, no Porto, pode contar com uma equipa de profissionais especializados que vão tornar a sua experiência muito mais tranquila e relaxada.

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen