(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Erros ao Escovas os Dentes

Os erros ao escovar os dentes são mais habituais do que você pode imaginar. Existem dicas simples como a recomendação de o fazer duas vezes por dia, no mínimo. Ou a questão de utilizar o fio dentário, por exemplo. Mas quantas vezes ao dia, exatamente? 

Estamos habituados a escovar os dentes desde crianças e, talvez por isso, tomamo-lo como garantido. Mas existem erros ao escovar os dentes que pode estar a cometer, sem o saber. 

Neste artigo, partilhamos consigo alguns dos erros ao escovar os dentes mais comuns na nossa sociedade. São sete dicas fundamentais para manter a higiene oral cuidada e um sorriso brilhante.

 

Utilizar a escova errada

Para evitar cometer erros ao escovar os dentes deve começar por escolher a escova certa. Partindo do pressuposto de que a sua saúde oral se encontra estável, a melhor escova de dentes para si será aquela que:

  • Oferece flexibilidade manuseamento;
  • Tem o tamanho adequado à sua faixa etária;
  • Permite limpar a língua;
  • Tem filamentos macios.

Por outras palavras, a escova mais indicada para si deve conter pequenas peças de borracha que ajudem a segurá-la durante a escovagem e ter uma cabeça que lhe permita chegar a todos os dentes, inclusive aos molares.

Do mesmo modo, procure por aquelas que têm um pequeno pedaço de silicone no reverso para limpar a língua e, de uma maneira geral, opte por filamentos (os pelos da escova) macios.

Contudo existem situações mais específicas que exigem a utilização de uma escova especial, de modo a evitar cometer erros ao escovar os dentes.

Estas dependem de caso para caso e, por isso, o médico dentista será o profissional mais indicado para as recomendar.

Mesmo assim, título de exemplo, o seu médico dentista poderá aconselhar-lhe uma escova mais flexível, seja no cabo ou na cabeça, de modo a suavizar a força aplicada durante a escovagem, principalmente em caso de retração gengival.

Pelo contrário, as escovas mais duras tendem a ser mais indicadas no momento de higienizar as próteses dentárias, enquanto aquelas de filamentos ultra suaves serão as mais apropriadas para uma correta higienização oral pós-cirúrgica.

Estes são alguns dos erros ao escovar os dentes que podem ser evitados mediante a recomendação de um profissional da área de medicina dentária. Mas existem também erros ao escovar os dentes que são fruto de um hábito que deve ser corrigido.

Exemplo disso é o hábito de escovar mais os dentes da frente do que os de trás.

Isto acontece ora por uma questão de pressa, ora por uma questão estética. No entanto, é importante sublinhar que esta abordagem acaba, necessariamente, por dar origem à criação de mais placa bacteriana nos dentes de trás e, por isso, aumentar o número de cáries.

Quando os médicos dentistas notam que os seus pacientes cometem estes erros ao escovar os dentes de forma recorrente, normalmente aconselham a utilização de uma escova de dentes elétrica para os ajudarem a melhorar a sua saúde oral. 

Se tiver dúvidas acerca da escova que utiliza atualmente, marque uma consulta de avaliação na Clínica Isabel Flores Allen.

 

Utilizar muita pasta dentífrica

Outro dos erros ao escovar os dentes mais comuns está na quantidade de pasta-de-dentes utilizada. A maioria das pessoas utiliza uma grande quantidade de dentífrico.

A recomendação é de que os adultos não utilizem mais do que a quantidade equivalente a uma ervilha e as crianças cerca de metade, indo aumentando com o passar dos anos.

A escolha da pasta-de-dentes também é importante, claro. Contudo, é à escova que a prioridade deve ser dada.

 

Escovar os dentes logo após as refeições

Sim, a escovagem após as refeições é mesmo um excelente hábito. Neste caso, o erro deve-se a uma falha de comunicação. Por outras palavras, recomenda-se a escovagem após as refeições, mas não logo – não imediatamente depois.

O recomendado é que exista um período de espera, entre os 20 e os 30 minutos, de modo que a saliva tenha tempo de fazer o seu trabalho e repor os níveis de pH da boca.  

Erros ao Escovas os Dentes

Escovar os dentes com força excessiva

A força excessiva que utiliza pode ser também um dos erros ao escovar os dentes que está a cometer. Por ser um ato de limpeza, criou-se a ideia de que quanto mais força exercer, mais limpa ficará a sua boca. Mas isso não é verdade. 

Mais do que a força, são os filamentos e os movimentos rotativos que realmente contam para a lavagem correta.

Além disso, a força excessiva é também tida como um dos erros ao escovar os dentes, na medida em que pode dar origem a outras condições, tais como a sensibilidade dentária ou a retração gengival. 

 

Não escovar a língua 

Este é um dos erros ao escovar os dentes mais comuns. A língua é, na verdade, muitas vezes esquecida durante a escovagem. Existem vários motivos para isso. Por exemplo, algumas pessoas sentem “impressão” ao fazê-lo e, assim, optam por deixar passar. 

É importante lembrar que a língua é um dos locais onde mais bactérias se acumulam e, por causa disso, é também uma das origens do mau-hálito.

É por isso que as escovas atuais apresentam, no seu reverso, uma base de silicone que permite a limpeza da língua de forma eficaz e macia.

 

Não usar fio dentário

Não usar fio dentário é, talvez, um dos mais comuns erros ao escovar os dentes. Contudo, ao contrário da língua, a não utilização do fio dentário não é esquecido: é mesmo uma questão de hábito.

Tal como a maioria das pessoas sabe que os dentes devem ser escovados, pelo menos, duas vezes por dia, uma grande parte da população sabe também que o fio dentário deve ser usado como parte essencial da higiene oral. Contudo, tal não acontece – precisamente, por falta de hábito. 

A utilização do fio dentário deve ser um hábito a cultivar, ao longo do tempo, de modo a evitar erros ao escovar os dentes.

Idealmente, deve fazê-lo antes e depois da escovagem, de modo a garantir que remove a placa bacteriana. Se precisar de uma dica para não mais esquecer de utilizar o fio dentário, então comece por criar o hábito de o utilizar antes da escovagem.

Como usar fio dentário?

Para não cometer erros ao escovar os dentes, deve utilizar o fio dentário da maneira mais correta. Comece por retirar o fio dentário da caixa, enrolando-o entre os dedos indicadores das mãos.

O importante é que um dos dedos funcione como ponto estabilizador e o outro tenha liberdade para manusear o fio dentário entre os dentes.

Em seguida, coloque o fio dentário entre dois dentes e, com movimentos suaves, deslize-o para a frente e para trás, de modo a cobrir toda a área lateral. É importante lembrar-se de:

  • Fazer movimentos com uma ligeira inclinação;
  • Chegar perto das gengivas, sem utilizar força excessiva;

Com calma, retire o fio dentário gentilmente e repita o processo em todos os espaços existentes entre os dentes.

 

Não trocar a escova quando fica gasta

Por último, um dos erros ao escovar os dentes que deve evitar é manter a mesma escova durante um longo período de tempo. 

A recomendação é que a troque de dois em dois ou de três em três meses, ou assim que estiver gasta. Na prática, uma escova gasta é aquela cujos filamentos se apresentam como que amolgados, quase como se tivessem sido espalmados contra a parede.

Uma escova gasta obriga à utilização excessiva de força durante a escovagem, o que pode trazer-lhe alguns problemas de saúde oral, como vimos em cima.

 

Como manter os dentes saudáveis?

Manter os dentes saudáveis é, na verdade, uma questão de nos habituarmos a não cometer erros ao escovar os dentes. O mais importante é mesmo começar a praticá-los. Se um dia se esquecer, não tem mal: no dia seguinte, volte a insistir.

Por último, e embora não seja exatamente um dos erros ao escovar os dentes, é importante relembrar que uma higiene oral cuidada implica uma visita regular ao seu médico dentista, até como medida de prevenção e aconselhamento. 

Da próxima vez que nos fizer uma visita, sinta-se à vontade para nos questionar acerca dos erros ao escovar os dentes que possa estar a cometer, bem como acerca da escova e dentífricos mais apropriados ao seu caso.

22.02.2022 Estética Dentária
Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen
Fale connosco

Fale connosco

Preencha os seus dados e entraremos em contacto consigo
* Campos de preenchimento obrigatório