A gengivite é uma inflamação crónica nas gengivas que destrói os tecidos que sustentam e mantêm firmes os dentes no maxilar. Uma má higiene oral pode originar inflamação, sangramento, inchaço e até mesmo dor nas gengivas.
No entanto, outros fatores também podem despoletar o aparecimento desta patologia, tais como: a gravidez, dentes mal posicionados, a puberdade ou até mesmo próteses difíceis de higienizar.
O importante é sempre tratar a gengivite aos primeiros sintomas, o não tratamento pode levar ao agravamento da doença, podendo esta evoluir para uma periodontite.
Gengivite é uma doença oral que se manifesta normalmente através da inflamação das gengivas.
Em alguns casos de doença mais avançada, a gengivite pode provocar vermelhidão, inchaço e sangramento das gengivas a quando da escovagem dos dentes ou através do uso indevido do fio dentário, ou até mesmo na ingestão de alimentos duros como por exemplo uma maçã.
A principal causa para o aparecimento da gengivite é a acumulação de restos de comida junto dos dentes, que por sua vez atraem bactérias. Nestas condições as bactérias multiplicam-se e fixam-se na boca, atacando as gengivas e originando inflamação.
Outros fatores também podem estar na sua origem, como por exemplo a ausência de higiene oral, fatores hormonais, gravidez, diabetes, hipertensão arterial, medicação à base de corticoides e doenças autoimunes.
O sangramento da gengiva durante a escovagem ou ao passar o fio dentário é o primeiro sintoma da doença e o primeiro sinal de alerta. Mas outros sintomas estão associados a esta patologia sendo os mais comuns a vermelhidão, inchaço, irritação, coloração fora do normal, secreções à volta dos dentes e mau hálito.
Em alguns casos de infeção mais avançada poderá ocorrer retração da gengiva, os dentes podem ficar mais separados e em alguns casos poderá sentir-se dor.
O segredo para prevenir esta patologia é muito simples, basta que tenha em conta na sua rotina diária os seguintes cuidados:
Numa primeira fase da gengivite o tratamento pode passar pela escovagem e uso de fio dentário. Afinal, uma boa higiene oral ajuda a prevenir o aparecimento de placa bacteriana, um dos principais fatores da inflamação das gengivas.
Uma higienização profissional feita pelo seu dentista através do sistema GBT é outra forma eficaz de remover a placa bacteriana nos dentes e o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva.
Se o grau de gengivite for mais grave, e estivermos a falar de uma periodontite avançada, poderá ser necessário:
A melhor forma de evitar o agravamento da gengivite passa por não ignorar os sinais de alerta e pelas consultas regulares com o seu dentista.
Um conselho da Dr.ª Isabel Flores Allen