Seguros e confortáveis, os implantes dentários são a maravilha da área da implantologia e reabilitação oral pois permitem que volte a sorrir com alegria e aumentar a sua confiança e autoestima.
Estéticos e de aparência muito natural, os implantes dentários substituem a falta de um ou mais dentes e o ramo da medicina dentária que se dedica à sua colocação cirúrgica, de forma impercetível é, precisamente, a implantologia.
A implantologia é uma área de especialidade da medicina dentária. Que se dedica ao restauro funcional, a forma e a estética de todos os dentes que se possam ter perdido, pelos mais variados motivos.
O trabalho do médico de especialidade de implantologia é feito com recurso à aplicação de implantes dentários – vulgarmente conhecidos por “dentes fixos”.
Mais do que obter um sorriso completo e muito semelhante aos dentes naturais, os resultados obtidos pelos tratamentos da área de implantologia permitem a todos os pacientes aumentarem a sua qualidade de vida.
Se a sua dentição não está completa, é natural que se sinta menos confiante, sempre que fala ou sorri. Mas, com a implantologia à sua disposição, não faz sentido continuar assim!
Quando evita recorrer à implantologia, os dentes que perdeu não são substituídos.
Logo, os dentes que lhe sobram não só terão de realizar um esforço maior, como poderão vir a alterar o seu posicionamento. Estas alterações notam-se tanto ao nível estético, como ao nível dos ossos e dos músculos da boca.
Estas alterações levam gradualmente a uma disfunção das articulações e perturbações em atos tão simples como os de mastigar. Algumas dores começam a aparecer-lhe, incluindo mesmo dores de cabeça.
Sem uma consulta de implantologia que lhe permita substituir os dentes em falta, os que lhe sobram ficarão também mais fracos e vulneráveis, correndo o risco de caírem mais cedo ou mais tarde.
Por outras palavras, a implantologia ajuda a evitar que entre num círculo vicioso que lhe diminui a confiança e a sua saúde, em geral.
O tratamento dentário com recurso à implantologia começa, necessariamente, com uma consulta de avaliação do seu caso. Ou seja, o processo começa sempre com um diagnóstico.
A fase de diagnóstico de implantologia é uma primeira etapa do processo que visa a avaliação geral da sua saúde, bem como a avaliação da estrutura óssea da boca, de modo a suportar o implante dentário.
Na prática, é nesta consulta que avaliamos se se reúnem todas as condições para que possa ser submetido a uma intervenção cirúrgica.
Em implantologia, a cirurgia faz parte do nosso dia a dia. É fundamental (e inevitável) para a colocação dos implantes.
Contudo e para que se sinta o mais confortável possível, é administrada uma anestesia local para que todo o procedimento seja indolor, enquanto o cirurgião oral prepara a cavidade bucal para receber o implante.
Mesmo em caso de pacientes que possam sofrer de fobia odontológica – o famoso medo de ir ao dentista – pode ser administrada sedação consciente com óxido nitroso.
Naturalmente, é também durante esta fase que os implantes dentários são colocados no paciente, sejam no seu modelo tradicional, sejam os implantes de carga imediata, ou os implantes all-on-four.
Em seguida, é vital que se deixe cicatrizar, antes de se colocarem as próteses.
Depois de uma operação cirúrgica de implantologia, é necessário que ocorra a cicatrização.
O tempo necessário para que isso aconteça varia de paciente para paciente, mas é possível adiantarmos que, em geral, a cicatrização tende a ocorrer entre quatro e seis meses.
Durante esse período, vai sendo avaliada a chamada osso integração que não é nada mais do que a resposta do osso ao pino de titânio – ou seja, ao implante.
Simplificando mais um pouco, o médico de especialidade em implantologia garante que o paciente tenha uma boa recuperação pós-cirúrgica que não existem quaisquer infeções ao longo desta fase.
Apenas após a integração completa do osso com o implante é que se poderá dar início à fase seguinte: a colocação de prótese.
Depois de a cicatrização se poder considerar concluída, as próteses – ou os dentes fixos – são confecionados e colocados no implante dentário.
Nesta fase, é possível que sejam necessárias duas ou três provas para que tudo corra como o esperado e os resultados sejam os melhores possíveis.
Embora não existam riscos de maior, é importante que os pacientes comuniquem ao seu médico dentista qualquer tipo de desconforto que possam sentir nesta fase do tratamento de implantologia.
Depois de o implante dentário e da prótese terem sido colocados, torna-se fundamental que exista um acompanhamento regular, ao longo do tempo, por parte do dentista.
Durante esse acompanhamento, a prótese previamente colocada pode ser retirada e devidamente limpa, de modo a garantir um período de vida do(s) dente(s) fixo(s) ainda mais longo.
Na IFACLINIC, no Porto, encontra uma equipa médica experiente na área da implantologia e da cirurgia oral.
Além de uma abordagem próxima, na nossa clínica vai também poder contar com as vantagens das mais recentes tecnologias para a colocação de implantes dentários, incluindo a que nos permite colocar implantes em apenas 24 horas.
Não acredita? Fale connosco!