(+351) 221 140 070 / 915 424 402 Chamada para rede fixa e móvel nacional
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Chamada para rede fixa e móvel nacional
Invisalign e a Atividade Física

A conjugação entre o Invisalign e a atividade física é um autêntico 2-em-1. Tem benefícios a todos os níveis. De um lado encontramos a prática de uma atividade física regular, cujas vantagens estão mais do que comprovadas e que contribuem para o aumento da sua sensação de bem-estar geral, tanto físico como mental.

Do outro lado encontra um aparelho dentário como o Invisalign que alinha os seus dentes e melhora o seu sorriso, sem por isso afetar a prática de qualquer modalidade desportiva. 

Assim, o Invisalign e a atividade física permitem que leve um estilo de vida saudável, enquanto aperfeiçoa os seus dentes e melhora a sua saúde, como um todo.

Por isso, se tem andado a evitar um tratamento ortodôntico por ter receio que o mesmo possa vir a afetar a sua rotina desportiva, nós temos a solução para si: o Invisalign.

 

O que é o Invisalign?

O Invisalign é um aparelho dentário transparente e removível, com resultados tão ou mais eficazes que os modelos de aparelhos dentários mais convencionais.

Conhecido por ser composto por um sistema de alinhadores dos mais avançados do mundo, este é um tratamento ortodôntico com recurso a diferentes tipos de tecnologias, incluindo tecnologia 3D desenvolvida por uma empresa líder – a Align Technologies – ou softwares como o ClinCheck e outros equipamentos tecnologicamente avançados, como é o caso do Scanner Intraoral iTero.

Ao mesmo tempo, é também graças à utilização deste tipo de tecnologias que se torna possível acompanhar o tratamento ao longo do tempo, bem como ter acesso a uma simulação do resultado final e do sorriso que está prestes a alcançar.

Contudo, a principal característica que permite uma conjugação perfeita entre o Invisalign e a sua atividade física regular é a facilidade de utilização deste aparelho dentário. 

Por ser facilmente removível, o Invisalign pode ser retirado, sempre que tal for necessário.

A verdade é que há quem tenha dúvidas em relação a qualquer tipo de tratamento ortodôntico por recear que a utilização de um aparelho possa afetar diretamente os seus hábitos de atividade física.

Isto é particularmente notório em pessoas que pratiquem o desporto de contacto e que, por isso, receiam magoar-se por causa de uma eventual pancada na zona da boca. Com o Invisalign, vai poder continuar a praticar a sua atividade física de acordo com a sua própria rotina, enquanto alinha os dentes, sem arames e de forma praticamente indolor.

Mais do que isso, vai deixar de adiar um tratamento que deve ser considerado essencial. Lembre-se que a correção ortodôntica é muito mais do que uma opção estética. Dentes tortos ou desalinhados têm um impacto profundo na sua saúde, em geral.

Para que serve o Invisalign?

O Invisalign é um aparelho dentário que serve para alinhar os seus dentes, de forma segura e transparente. 

Na prática, a sua utilização vai permitir que passe a sorrir como sempre sonhou e desejou, sem que tenha de passar pelos obstáculos mais comuns associados aos aparelhos ortodônticos fixos. Graças ao progresso da tecnologia computorizada, este sistema corrige o posicionamento dos dentes tortos, alinhando-os de forma continuada e progressiva.

Além do mais, o Invisalign pode ser utilizado em diversos tipos de tratamentos, dos mais simples aos mais complexos, como se demonstra pela sua utilização em casos de correção do alinhamento dos maxilares, por exemplo.

Com o Invisalign, pode sempre contar com um processo cómodo, discreto e indolor. 

E se com um aparelho convencional o tratamento pode demorar cerca de dois anos, com o Invisalign o seu sorriso torna-se muito mais bonito, num curto espaço de tempo.

Naturalmente, o período de utilização de qualquer aparelho dentário (seja fixo ou removível) varia de caso para caso. 

Contudo, a verdade é que um tratamento ortodôntico com o Invisalign tende apenas a demorar algures entre os 3 e os 18 meses, de uma forma geral. Visite-nos na Clínica Isabel Flores Allen, no Porto e garanta que o seu tratamento é feito por uma equipa certificada para o efeito.

É possível praticar desporto em segurança com os alinhadores Invisalign?

Talvez até já tenha ponderado iniciar um tratamento ortodôntico, mas tem adiado a decisão de utilizar um aparelho dentário devido ao potencial impacto na sua rotina desportiva.

Com o Invisalign, os riscos são praticamente nulos. A prática do desporto em segurança é sempre possível, graças à possibilidade de remover os alinhadores Invisalign sempre que precisar ou quando estiver prestes a praticar uma atividade física.

 

O Invisalign é seguro para qualquer desporto?

Tendo em conta as suas características, o Invisalign não só é seguro para qualquer desporto, como pode ser utilizado por qualquer pessoa a partir dos seis anos de idade.

Contudo, existem diferentes tipos de tipologias de tratamento, desde o Invisalign First até ao Invisalign Full Treatment, passando ainda pelo Invisalign Single Arch, Dual Arch ou Express. Cada um destes tipos de tratamentos é aplicado a cada caso específico. 

Por exemplo, o Invisalign First está indicado para todas as crianças com idades compreendidas entre os seis e os 10 anos e é um tratamento disponível na área de especialidade da odontopediatria.

Por outro lado, o Invisalign Full Treatment será o tipo de tratamento mais abrangente à sua disposição. 

Mas seja qual for o caso, a verdade é que o Invisalign pode ser utilizado para corrigir todo o tipo de casos de ortodontia, dos mais simples aos mais complexos, mesmo quando pratica desportos de contacto, como o kickboxe, o futebol ou o hóquei, entre outros.

Além de não ser um impedimento à prática de qualquer tipo de atividade física, o Invisalign é removível e contribui para a redução de consultas de urgência ao médico ortodontista.

Na verdade, pode ser utilizado onde, como e quando quiser – incluindo no ginásio, nas aulas de ioga ou numa corrida junto à praia. Desde que o utilize diariamente e de acordo com as recomendações do médico, o sucesso do tratamento está praticamente garantido.

Por último, importa ainda referir que o Invisalign não afeta de nenhum modo os seus níveis de resistência física, o que apenas contribui para o equilíbrio perfeito entre a sua saúde dentária e a sua saúde física e mental.

 

Posso remover os alinhadores Invisalign sempre que precisar?

Os alinhadores Invisalign podem ser removidos, sempre que for necessário.

É esta característica que lhe permite continuar a praticar qualquer tipo de desporto, enquanto alinha os seus dentes de modo a obter o seu melhor sorriso! Mesmo assim, existe um número de horas de utilização recomendado para que possa alcançar os melhores resultados, com a menor duração possível.

 

Durante quantas horas por dia devo usar os alinhadores Invisalign?

Normalmente, recomenda-se a utilização dos alinhadores Invisalign durante 22 horas por dia.

Por outras palavras, o Invisalign deve ser utilziado ao longo de todo o dia, exceto quando precisar de o remover. Isto pode ocorrer por um sem número de motivos, seja para comer, para lavar os dentes, para praticar desporto ou até para um encontro importante.

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen
Fale connosco

Fale connosco

Preencha os seus dados e entraremos em contacto consigo
* Campos de preenchimento obrigatório