Certamente já sentiu dor nos dentes ao ingerir alimentos frios ou quentes.
Sabe qual a origem da sensibilidade nos dentes? Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer um pouco mais sobre este problema tão comum que é a sensibilidade dentária.
A sensibilidade dentária é um problema de saúde oral bastante comum. Manifesta-se de forma variável, com uma dor aguda e momentânea, ou como uma dor forte e persistente, provocando desconforto físico e psicológico.
Em alguns casos os sintomas podem desaparecer gradualmente, mesmo sem haver qualquer tipo de tratamento. Mas em outros casos, quando a dor é contínua a sua causa pode ser mais grave e pode ser necessário um tratamento dentário adequado.
A sensibilidade dentária, pode manifestar-se através de uma dor intensa de curta duração e unicamente quando em contacto com um dos agentes provocadores de dor. Existem pelo menos 3 agentes responsáveis pela dor nos dentes:
A origem da sensibilidade dentária, pode estar relacionada com diversos fatores de naturezas diferentes, sendo os mais comuns:
Existem várias formas de prevenir e de tratar a sensibilidade dentária. Alguns casos podem ser facilmente resolvidos através de uma boa higiene oral.
A escovagem dos dentes e do uso de fio dentário, pode ser um excelente meio de combate à sensibilidade dentária, pois previne o aparecimento de placa bacteriana junto da gengiva.
A escolha de uma escova de dentes é muito importante, convém usar sempre uma escova macia, desta forma consegue-se minimizar a erosão dos dentes e a irritação gengival.
Se tem sensibilidade dentária, deve evitar usar dentífricos com agentes branqueadores ou antitártaro. Deverá usar um dentífrico dessensibilizante. Estes tipos de dentífricos têm como principal função cobrir os canalículos da dentina, protege e evita assim a propagação da dor.
Qualquer um dos passos acima enunciados são importantes como forma preventiva. No entanto, deve sempre contactar o seu médico dentista e aconselhar-se com ele sobre qual o melhor tratamento e/ou prevenção para problemas de sensibilidade dentária.
Se o desconforto persistir e a dor for contínua, deverá consultar o seu médico dentista, pois necessitará de um tratamento específico para o seu caso, de forma a combater e eliminar a sensibilidade. Tratamentos estes que podem passar pela aplicação de verniz fluoretato, seladores de dentina ou até mesmo pela colocação de restaurações para cobrir as raízes expostas.
Em casos extremos, poderá ser necessário proceder-se à desvitalização do dente.
O segredo para uma boca e vida saudável, não está unicamente numa boa higiene oral, na troca de escovas de dentes de 3 em 3 meses, mas também nas visitas regulares ao seu médico dentista.
A dor nos dentes é sempre um sinal de alerta, não o prolongue.
Um conselho da Dr.ª Isabel Flores Allen