(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Alinhadores transparentes

Dentes tortos, desalinhados ou afastados uns dos outros podem agora ser encaminhados para uma posição que beneficie a estética e melhore a oclusão dos dentes e consequentemente o sorriso… sem ninguém perceber! Como? Com alinhadores transparentes capazes de operar essa transformação de forma cómoda, discreta e eficaz.

Os alinhadores transparentes ou alinhadores invisíveis são o tratamento mais inovador em ortodontia. Inovação esta que tem concedido à marca Invisalign® liderança mundial em tratamentos ortodônticos. A única marca de alinhadores dentários que garante resultados mais rápidos e sem pôr em causa a qualidade de vida dos pacientes. Possibilitando-lhes um sorriso alinhado e ainda mais bonito num curto espaço de tempo. Dentes alinhados e sorrisos perfeitos em pouco tempo… sim é possível! E o próximo pode ser o seu

 

O que são alinhadores transparentes?

Alinhadores transparentes ou aparelhos dentários invisíveis que funcionam como uma alternativa aos aparelhos metálicos fixos convencionais. A sua principal caraterística é, precisamente, não serem visíveis à distância habitual de socialização, já que é usado no seu fabrico material SmartTrack®, um plástico transparente semi-flexível, suave, com uma capacidade de adaptação rápida aos dentes e de controlo da sua movimentação.

Atualmente, os alinhadores transparentes mais reconhecidos e recomendados são os do sistema Invisalign®. Este sistema, por sua vez, usa exclusivamente a tecnologia SmartTrack® em vez de metal e elásticos coloridos para alinhar os dentes tortos, utiliza nos alinhadores invisalign materiais mais confortáveis, práticos que ajudam a uma fácil adaptação e movimentação dos dentes.

 

Como funcionam os alinhadores transparentes?

Os alinhadores transparentes funcionam de forma diferente dos outros aparelhos dentários, isso porque o sistema Invisalign® baseia-se num conjunto de aparelhos/alinhadores removíveis que agem com forças de pressão, ou seja, cada aparelho ou alinhador transparente que é colocado na boca do move-se, progressivamente, até chegar ao resultado pretendido: dentes perfeitamente alinhados!

E não são raras as vezes em que o faz mais depressa do que os aparelhos metálicos convencionais fixos, muito graças à tecnologia computadorizada 3D da empresa líder Align Technology (responsável pelo fabrico do Invisalign®) que realiza uma animação personalizada do movimento dos dentes durante o tratamento. 

Estes mesmos alinhadores respeitam uma cronologia de substituição de acordo com a evolução do tratamento, sempre que um alinhador cumpre a sua missão (alinhar um determinado número de dentes) é substituído por um outro que irá otimizar o alinhamento feito pelo seu antecessor e assim sucessivamente até os dentes estarem perfeitamente alinhados.

Mas para que possa compreender melhor como funciona este sistema, continue a ler para conhecer as etapas dos alinhadores transparentes

Etapas dos alinhadores transparentes

No tratamento com alinhadores transparentes no Porto - tal como em qualquer tratamento ortodôntico, em qualquer clínica dentária - é necessário seguir algumas etapas:

 

Consulta de diagnóstico

Numa fase inicial, deverá marcar uma consulta de avaliação numa clínica Invisalign Provider! Sugerimos, naturalmente, a Clínica da Dra. Isabel Flores Allen, certificada e autorizada a realizar tratamentos pela Align Technology. Nessa consulta a Drª Isabel Flores Allen fará uma avaliação inicial criteriosa, podendo ou não solicitar a realização de exames complementares para criar um plano de ação para os alinhadores transparentes, e também para poder entregar-lhe um orçamento para o tratamento Invisalign, se este for viável (e raros são os casos em que não é). 

 

Estudo ortodôntico

Feito o diagnóstico, a Dra. Isabel Flores Allen, com o auxílio da sua equipa, inicia o estudo ortodôntico completo para depois poder elaborar um plano de tratamento individualizado. 

Para evitar uma nova visita à clinica dentária no Porto, a recolha dos registos ortodônticos pode ser feita na consulta de diagnóstico, caso queira avançar para a segunda etapa, onde são então necessárias radiografias, fotografias digitais e por scanner iTero, um equipamento que facilita a digitalização e envio de registos e que também permite ver uma demonstração do plano de tratamento mesmo antes de o iniciar. Nalguns casos, também é necessária a recolha de elementos complementares, como registos radiográficos, análises cefalométricas, registos fotográficos e até mesmo, em situações esporádicas, axiografias computorizadas, tomografias e ressonâncias magnéticas. 

Posteriormente, na posse dos resultados dos exames, a Dra. Isabel Flores Allen desenha um plano de tratamento personalizado e até lhe permite visualizar o resultado final através de um modelo virtual em 3D (Clincheck) de modo a que possa validar o seu futuro novo sorriso, após conclusão do tratamento com alinhadores invisíveis! E de modo a perceber também como decorrerão todas as etapas do tratamento com alinhadores transparentes: da movimentação dos dentes ao número de aparelhos invisíveis que vai precisar. 

E se não ficar 100% satisfeito, é possível modificar o plano de tratamento inicial até que sejam alcançados todos os seus desejos e necessidades oclusais, funcionais e estéticas!

 

Tratamento

Se desejar prosseguir com este tratamento ortodôntico, são então feitas as impressões dos seus dentes em silicone e enviadas para o laboratório Invisalign na Align Technology para serem fabricadas. Por outras palavras, as imagens 3D da sua boca são transformadas num conjunto de alinhadores transparentes removíveis, à medida exata! 

De salientar que todos os alinhadores necessários ao tratamento de ortodontia são fabricados em simultâneo. E assim que estejam prontos, o primeiro alinhador transparente desse conjunto é colocado na sua boca, sendo que pode fazer a troca de alinhadores em casa ou na clínica dentária no Porto, de acordo com as recomendações da Dra. Isabel Flores Allen. 

Regra geral, cada conjunto de alinhadores transparentes é usado dia e noite durante duas semanas. Ainda assim, terá de fazer algumas visitas regulares à Clínica Dentária Isabel Flores Allen, para controlo do processo a cada 6/8 semanas. Quanto ao tempo de tratamento, depende da severidade do caso, mas na maioria das vezes o tratamento com Invisalign leva entre 12 a 20 meses a ser concluído. Durante esse período, os dentes são movidos progressivamente e de maneira controlada até alcançarem a posição desejada. 

 

Quanto custam os alinhadores transparentes?

O custo dos alinhadores transparentes é superior ao custo de um tratamento ortodôntico tradicional com um aparelho comum, seja fixo ou removível. No entanto, 0 e o valor do tratamento mais indicado para si só pode ser apontado depois de uma primeira consulta num Invisalign Provider, como a Clínica Dentária no Porto, Isabel Flores Allen. Portanto, o ideal é mesmo marcar uma consulta de diagnóstico, já que o preço do aparelho invisível é tão personalizado quando o plano de tratamento que, por sua vez, depende do caso e da quantidade de alinhadores necessários, entre outros fatores.

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen