(+351) 221 140 070 / 915 424 402 Chamada para rede fixa e móvel nacional
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Chamada para rede fixa e móvel nacional

A colocação de implante dentário é uma solução segura e confortável para a perda de um ou mais dentes. 

Muito semelhantes aos dentes naturais, os implantes dentários têm a capacidade para durar uma vida inteira e contribuem para melhorar a sua qualidade de vida e recuperar a alegria de um sorriso completo e confiante.

Mas a colocação de implante dentário faz mais do que melhorar a estética do seu sorriso. A verdade é que a falta de dentes tem potencial para impactar a sua saúde em geral, também. 

Colocação de Implante Dentário

Sem a colocação de implantes dentários, é possível que os restantes dentes se desloquem devido ao espaço que existe a mais, por exemplo. Além disso, a falta de uma dentição completa pode também dar origem a problemas de fala ou de mastigação, bem como a provocar irregularidades na mordida ou perda óssea.

Tranquilize-se! Na Clínica Isabel Flores Allen, a colocação de implante dentário é um procedimento habitual da área da implantologia e um tratamento dentário rápido e eficaz.

Conte com a Clínica Isabel Flores Allen para cuidar de si e do seu sorriso! 

Quando Deve Colocar Implantes Dentários 

Os implantes dentários devem ser colocados sempre que existir a falta de um ou mais dentes. Idealmente, a sua colocação deve ser feita logo que possível, de modo a evitar potenciais consequências no futuro, tais como a já mencionadas.

No entanto, sabemos que nem sempre é assim. Por uma ou outra razão, a verdade é que algumas pessoas acabam por adiar este tratamento dentário. 

Mesmo assim, esta é outra das mais valias da colocação de implantes dentários: pode colocá-los assim que forem precisos ou assim que puder. É claro que o modo de o fazer pode variar de caso para caso, principalmente quando a falta de uma dentição completa se verifica já há algum tempo.

É também por isso que uma consulta de avaliação é tão necessária. Se tem a falta de um ou mais dentes ou se se encontra insatisfeito com a sua prótese dentária removível, por exemplo, entre em contacto connosco: a colocação de implante dentário pode ser a solução ideal para si. 

Como é Feita a Colocação de um Implante Dentário? 

No momento de colocar um implante dentário, existem uma série de etapas que devem ser cumpridas e que vão desde o diagnóstico do caso até ao acompanhamento após a sua colocação.

 

Etapas para a Colocação de Implantes Dentários

As etapas para a colocação de implantes dentários envolvem um processo contínuo que requer o conhecimento e a experiência de uma equipa como a que encontra na Clínica Isabel Flores Allen.

Lembre-se que a implantologia é uma área de especialidade da medicina dentária e a colocação de um implante dentário individual ou múltiplo é, por isso, um procedimento com diferentes etapas específicas.

Embora o tratamento varie naturalmente de caso para caso, é possível resumi-lo a três pontos essenciais:

  • Avaliação;
  • Cirurgia de colocação de implante;
  • Acompanhamento.

Fique a conhecer cada uma destas etapas, de forma breve.

 

Avaliação, Diagnóstico e Planeamento

O primeiro passo para a colocação de implante dentário é uma consulta de avaliação. 

É durante esta fase que o diagnóstico é feito e o médico de especialidade apresenta um plano de tratamentos.

Nesta etapa, são discutidos os vários pontos necessários e que diferem de caso para caso. Por exemplo, a colocação de um implante dentário múltiplo é diferente de um individual sendo que, aqui, a técnica aplicada também se distingue entre si: carga imediata ou implantes all-on-4?

Do mesmo modo, este plano de tratamento dentário também será diferente no caso de um paciente necessitar de um enxerto ósseo ou, se em vez de um implante dentário unitário, estivermos a falar de uma ponte dentária.

Depois de abordados todos estes assuntos e tendo tomado a decisão em conjunto com o médico de especialidade, o plano de tratamento mais adequado ao seu caso é delineado de acordo com as suas expetativas e o processo avança para a etapa seguinte.

Clinica Isabel Flores Allen Implantes all on 4

Cirurgia de Colocação de Impante

A colocação e fixação de implantes dentários é a etapa seguinte e, claro, a mais importante. A rapidez com que o processo é feito depende, mais uma vez, do caso clínico em si.

Ou seja, depende do número de implantes dentários necessários para que volte a sorrir de forma bonita e natural.

Na Clínica Isabel Flores Allen existe aliás a possibilidade de extrairmos os dentes e colocarmos os implantes (dentes fixos) tudo no mesmo dia, de modo a PODER continuar com a sua rotina diária, mas agora com um novo sorriso. 

Fase de Acompanhamento 

Numa grande maioria dos casos, a colocação de implantes dentários é um procedimento rápido e eficaz que lhe permite até trabalhar logo no dia seguinte, sem qualquer tipo de desconforto.

Por outro lado, existem alguns casos mais complexos para os quais se recomendam alguns dias de repouso. 

Embora se aplique em todos os casos, a fase de acompanhamento é essencial para os casos mais complexos, uma vez que só assim será possível garantirmos o sucesso da colocação dos implantes dentários mas, acima de tudo, a sua saúde. 

 

Tipos de Implantes Dentários 

Os implantes dentários são uma solução eficaz para a substituição de dentes perdidos e a recuperação de um sorriso mais bonito e saudável. 

Contudo, é importante saber que existem diferentes tipos de implantes dentários disponíveis. A sua escolha depende de vários, incluindo o número ou a localização dos dentes perdidos, bem como a condição do osso do paciente ou as suas preocupações e preferências.

Numa consulta de avaliação, o médico de especialidade partilhará consigo todas as opções à sua disposição mas, geralmente, existem três tipos de implantes dentários a considerar.

 

Implante Dentário Unitário

Este é o tipo mais comum de implante dentário, utilizado para substituir um único dente numa localização específica.

 

Ponte Fixa

A ponte fixa é recomendada no caso de existirem vários dentes ausentes, mas de forma consecutiva ou em linha. Desta forma é possível substituirmos vários dentes com um menor número de implantes dentários.

 

Prótese Dentária Fixa

As próteses dentárias tendem a ser mais utilizadas nos casos em que todos os dentes estão ausentes. Nestes casos, a prótese dentária pode ser fixa sobre vários implantes dentários, promovendo uma solução mais estável e duradoura.

Técnicas de Aplicação de Implantes Dentários

Depois de encontrado o tipo de implante dentário mais adequado ao seu caso, a sua aplicação é feita com recurso a uma de duas técnicas.
Na Clínica Isabel Flores Allen, trabalhamos com os implantes all-on-four e os implantes com carga imediata. 

Cada uma destas técnicas para a colocação de implantes dentários apresenta as suas próprias vantagens e desvantagens. 

 

Carga Imediata

A carga imediata é uma técnica que permite a colocação de um implante dentário em 24 horas. A maior vantagem associada à utilização desta técnica é precisamente essa: a colocação de um dente provisório no mesmo dia que lhe permite sair do nosso consultório com um sorriso renovado. 

 

All-on-Four

Já a técnica All-on-Four é uma técnica que permite a colocação de uma prótese fixa com apenas quatro implantes dentários. Aqui, a maior vantagem prende-se com o número de implantes dentários necessários para lhe devolvermos um sorriso completo. 

 

Cuidados a ter após a Colocação de Implante Dentário

Embora o processo para a colocação de implante dentário seja um procedimento bastante eficiente e seguro, existem algumas recomendações que ajudam a garantir o sucesso deste tratamento dentário.

Por norma, estas são recomendações simples e que incluem a manutenção de uma higiene oral saudável, bem como uma alimentação com preferência para os alimentos mais suaves, ao invés de alimentos duros.

No entanto, estas recomendações dependem também do caso clínico em si e serão partilhadas consigo pelo médico da especialidade de modo a garantir uma recuperação suave. 

 

Preço da Colocação de Implante Dentário 

O preço da colocação de implante dentário varia de caso para caso, tendo em conta o tipo e o número de implantes dentários necessário e, por isso, também da técnica aplicada para o efeito. 

Além do mais, os implantes dentários podem ser feitos de diferentes materiais, tais como a zircónia e o titânio que, inevitavelmente terão também algum impacto no preço por dente. 

É também por isso que uma consulta de avaliação é fundamental. Nesta primeira consulta, o médico de especialidade fará questão de esclarecer todas as suas dúvidas e apresentar um orçamento fechado, sem surpresas!