Acordar todos os dias com um sorriso bonito e aliado com o bem-estar? Isso é o resultado de um tratamento de ortodontia funcional, que mais do que endireitar os dentes, cria um equilíbrio que melhora a respiração, facilita a mastigação, acaba com problemas fonéticos, reduz tensões, e por vezes, redireciona o crescimento.
Descubra como é que alguns tratamentos, podem aumentar a autoestima e melhorar significativamente a qualidade de vida.
Ortodontia funcional – também designada de ortopedia funcional dos maxilares – é uma abordagem da ortodontia que mais do que alinhar os dentes, visa o tratamento de problemas de crescimento ósseo e desalinhamento facial.
O objetivo da ortodontia funcional é garantir um sorriso bonito, mas também melhorar a função mastigatória, a harmonia facial e a saúde oral em geral, promovendo um equilíbrio funcional que pode ajudar a prevenir problemas futuros de oclusão, mastigação, respiração e postura.
Funciona através de aparelhos dentários fixos ou removíveis que aplicam forças controladas para direcionar o crescimento ósseo e o desenvolvimento facial.
Os dispositivos de ortodontia funcional mais comuns são os expansores palatinos, aparelhos de correção mandibular e aparelhos para reeducação da função mastigatória, colocados no início do tratamento para guiar, ao longo do tempo necessário, o crescimento e desenvolvimento das estruturas faciais do paciente.
O acompanhamento regular por parte do médico dentista é fundamental para monitorizar o progresso do tratamento de ortodontia funcional e ajustar os aparelhos conforme necessário, assim como a utilização de dispositivos de contenção para manter os resultados alcançados.
A duração de um tratamento de ortodontia funcional ou ortopedia funcional dos maxilares varia consoante o caso, podendo-se estender por alguns meses a alguns anos, dependendo da complexidade das correções necessárias.
Clicando aqui e agendando uma consulta de avaliação com a Dra. Isabel Flores Allen. Nessa primeira consulta será avaliada a saúde geral das estruturas orofaciais e observada a oclusão, respiração e postura, entre outros aspetos funcionais. Também serão realizados exames complementares para ajudar a identificar qualquer desarmonia nas estruturas orofaciais. Com base nos resultados dos exames, será então determinado um plano de tratamento eficaz e personalizado para atender às necessidades específicas do paciente.
O tratamento de ortodontia funcional pode proporcionar não só um sorriso harmonioso, mas também uma melhoria significativa na qualidade de vida do paciente