Sonha com um sorriso perfeito, mas o sonho transforma-se em pesadelo quando se lembra dos aparelhos metálicos tradicionais cheios de elásticos e brackets? Com os alinhadores transparentes o seu desejo pode tornar-se realidade num curto espaço de tempo!
Saiba quais são os problemas que pode resolver de forma quase invisível com aparelhos transparentes removíveis, sem comprometer a sua qualidade de vida.
Os alinhadores transparentes são aparelhos ortodônticos usados para corrigir a posição dos dentes de forma discreta, e feitos de material plástico transparente, semi-flexível e altamente resistente.
Na nossa clínica dentária no Porto, o tratamento com os alinhadores transparentes funciona de forma prática e simples! Em primeiro lugar, o paciente marca uma consulta de diagnóstico com a Dr.ª Isabel Flores Allen, com prática exclusiva em ortodontia invisível, que fornece indicações precisas sobre o tratamento mais adequado, realizando um exame radiográfico com recurso ao modelo CBCT (Cone Beam Computer Tomography) e ao scanner intraoral 3D que faz a digitalização e registo completo da dentição.
A partir desses exames, a Dr.ª Isabel Flores Ellen confirma diagnóstico e obtém o planeamento do futuro novo sorriso do paciente. Essa simulação, que permite visualizar o resultado final do tratamento com os alinhadores transparentes, só é possível graças a um planeamento digital com todas as etapas, incluindo a forma como os dentes se irão mover e o número de alinhadores necessários.
Sim, porque o paciente recebe não um, mas vários alinhadores transparentes, com a indicação para usar o primeiro alinhador durante um determinado período de tempo (geralmente 10 dias) e depois trocar pelo próximo… e assim sucessivamente até o tratamento ficar concluído e os dentes na posição desejada!
Os alinhadores transparentes são adequados para praticamente todos os casos ortodônticos, dos casos mais simples de dentes apinhados aos casos mais complexos de mordida cruzada ou mesmo correção cirúrgica maxilar.
Dentes apinhados ou dentes encavalitados devido à falta de espaço na arcada dentária para alinhar todos os dentes corretamente, vão facilmente ao lugar com a utilização dos alinhadores transparentes.
Diastemas ou espaços entre os dentes também podem ser corrigidos com os alinhadores transparentes, quer se trate da separação de dois ou mais dentes na arcada superior ou na arcada inferior.
O espaço visível entre os dentes superiores e inferiores quando a boca está fechada, é um inconveniente ao qual os alinhadores transparentes dão uma resposta eficaz. Além de aproximarem os dentes de cima dos dentes de baixo, resolvem problemas de fala e mastigação.
Ao contrário da mordida aberta, a mordida profunda é definida pelos dentes superiores a cobrirem excessivamente os dentes inferiores quando a boca está fechada. Neste caso os alinhadores transparentes podem ser utilizados para conduzir os dentes para a posição correta.
Mesmo que o desalinhamento não seja severo, a mordida cruzada - quando os dentes da arcada superior ficam posicionados por dentro dos dentes da arcada inferior - deve ser tratada para não trazer problemas dentários que ultrapassam a questão estética, como problemas de respiração, dicção, mastigação e dificuldade de higienização que pode acabar por provocar cáries e gengivite.
Felizmente os alinhadores transparentes ajudam a corrigir os três principais tipos de
mordida cruzada:
Embora casos mais complexos como a correção cirúrgica maxilar, os alinhadores transparentes também podem ser eficazes para ajudar a reduzir as discrepâncias severas entre os maxilares: colocados antes da cirurgia e usados para alinhar os dentes de forma que a mordida esteja na melhor posição possível para a intervenção cirúrgica.
Além destes problemas, os alinhadores transparentes também podem ser usados para alinhar os dentes depois da extração de dentes do siso que pode causar a movimentação dos dentes adjacentes, bem como para corrigir a posição dos dentes após um acidente ou trauma que tenha causado a movimentação dos dentes.
Só um médico dentista qualificado poderá determinar se os alinhadores transparentes são a solução para o seu problema.
Pode começar aqui, com a marcação de uma consulta de avaliação com a Dr.ª Isabel Flores Allen, que irá verificar se os alinhadores transparentes são adequados para o seu caso específico.
Em caso afirmativo, são realizados exames e imagens digitais dos seus dentes e criado um plano de tratamento digital detalhado, sendo que graças a tecnologias inovadoras vai poder antever o aspeto dos seus dentes no final do tratamento, antes mesmo de colocar o primeiro alinhador transparente na boca!
Depois, são fabricados uma série de alinhadores transparentes personalizados, cada um ligeiramente diferente do outro, de modo poderem-se deslocar progressivamente os dentes para a posição desejada, semana após semana, e com Dr.ª Isabel Flores Allen a monitorizar os progressos e a ajustar o plano de tratamento, se necessário.
Em média, o tratamento com os alinhadores invisíveis tem uma duração de 6 a 36 meses, dependendo da complexidade do caso. Por exemplo, para pequenos ajustes, como correções de diastemas ou apinhamentos, o tratamento pode demorar 6 a 9 meses, se os alinhadores transparentes forem usados 20 a 22 horas por dia. Já o alinhamento de dentes severamente apinhados ou a resolução de problemas de mordida, pode levar 12 a 36 meses. Em qualquer caso, o não cumprimento das indicações descritas pode alterar a duração do tratamento ortodôntico.