Que tal passar a um novo capítulo da sua vida, com um sorriso que reflita felicidade e confiança? A reabilitação oral com implantes pode ser o procedimento indicado para virar a página de forma rápida e eficaz! E isso porque, mais do que substituir dentes em falta e promover uma boa saúde oral, a reabilitação com implantes melhora a autoestima e a qualidade de vida, combinando tecnologia avançada e cuidados personalizados.
Conheça as etapas deste procedimento de medicina dentária, da primeira consulta de avaliação à colocação das próteses que garantem um sorriso radiante!
Reabilitação oral com implantes é uma solução moderna e eficaz para substituir dentes em falta e restabelecer a funcionalidade e a estética do sorriso. Trata-se de um conjunto de tratamentos de medicina dentária que envolvem a colocação de implantes dentários e melhoram a aparência e a capacidade de mastigação, permitindo que os pacientes recuperem a confiança e a qualidade de vida. Além disso, este tipo de reabilitação oral previne a perda óssea que ocorre com a ausência de dentes, preservando a estrutura do maxilar.
Consiste na colocação de implantes dentários, ou seja, na inserção de pequenos parafusos de titânio no osso maxilar (arcada superior) ou mandibular (arcada inferior), que vão funcionar como raízes artificiais para suportar coroas, pontes ou próteses dentárias. Este procedimento garante uma base estável e duradoura que proporciona uma estética natural e a mesma funcionalidade dos dentes originais.
Os implantes dentários são dispositivos médicos fabricados em titânio (um metal compatível com os tecidos humanos) e implantados no osso para funcionarem como raízes artificiais, suportando de forma estável os dentes artificiais colocados sobre eles.
Desta forma - e ao contrário das próteses removíveis, que geram algum desconforto e falta de confiança - os implantes dentários são uma opção funcional, estética e muito natural.
A reabilitação oral com implantes combina a experiência clínica com a tecnologia de ponta para oferecer uma alternativa duradoura e esteticamente agradável a pacientes que perderam (ou danificaram) um ou mais dentes.
Da avaliação inicial até à colocação das próteses fixas, cada etapa da reabilitação oral com implantes é pensada para garantir um resultado que melhora a qualidade de vida.
Uma consulta com um médico dentista especializado em implantologia, é a primeira etapa da reabilitação oral com implantes, já que é o momento em que se avalia a saúde oral do paciente e o estado do osso maxilar ou mandibular. Nesse sentido, são realizados exames detalhados (como radiografias, tomografias e ortopantomografias) para identificar a quantidade de osso disponível na zona onde os implantes serão colocados e determinar o número e tipo de implantes necessários. Além disso, estes exames complementares de diagnóstico são importantes para garantir um planeamento cirúrgico que culmine num bom resultado final e com sucesso a longo prazo, oferecendo ao paciente a solução mais adequada em termos de funcionalidade e estética.
Depois, e com base nestes resultados, o médico dentista elabora um plano de tratamento personalizado de acordo com as necessidades específicas do paciente. Em alguns casos, esse plano de tratamento pode ser multidisciplinar, ou seja, envolver endodontia (desvitalização) e periodontologia (doenças nas gengivas e tecidos que suportam os dentes), ou até mesmo ortodontia.
Os implantes dentários são colocados na etapa seguinte, por um especialista em implantologia e através de uma cirurgia no osso minimamente invasiva, realizada com anestesia local ou sedação na própria clínica dentária. Após a inserção dos implantes, que vão servir como raízes artificiais para suportar as futuras próteses fixas, o tecido gengival é suturado.
De salientar que quando se perdem (ou não se podem preservar) todos os dentes de uma arcada, é possível reabilitá-la de forma rápida e confortável, através da técnica “all-on-four”. Esta técnica pressupõe a colocação de 4 implantes na arcada superior e/ou inferior de forma a suportar a estrutura com todos os dentes dessa arcada, sendo possível a colocação dos implantes e dos dentes provisórios fixos no mesmo dia, na maior parte dos casos, para restabelecer a estética logo no período de cicatrização e osteointegração dos implantes.
Assustado face à perspetiva de ser submetido a uma cirurgia? Tranquilize-se porque na Clínica Isabel Flores Allen, a colocação de implantes dentários é um procedimento habitual, rápido e eficaz!
Após a cirurgia, inicia-se a terceira etapa da reabilitação oral com implantes: o processo de osseointegração, durante o qual o osso vai cicatrizar e aderir aos implantes de titânio, garantindo a sua estabilidade a longo prazo.
Regra geral, são colocadas coroas temporárias ou próteses fixas provisórias sobre os implantes, projetadas para simular a aparência dos dentes naturais e permitir que o paciente mantenha uma estética agradável e funcional durante o período de recuperação, pois a cicatrização pode durar entre 3 a 6 meses, dependendo da resposta do organismo de cada paciente. Durante esse período, o paciente é monitorizado para garantir que a cicatrização ocorre de forma adequada e também deve seguir as recomendações do dentista, que podem incluir restrições alimentares e uma higiene oral rigorosa.
Sabia que na Clínica Isabel Flores Allen pode colocar as próteses fixas imediatamente após a cirurgia de carga imediata? Desta forma, consegue resolver imediatamente o seu problema de falta de dentes e prosseguir com a sua rotina diária, mas agora com um novo sorriso!
Assim que a osseointegração está completa, colocam-se as coroas, pontes ou próteses dentárias definitivas fixas sobre os implantes, sendo que estas próteses são personalizadas e feitas à medida para se adequarem à cor, forma e tamanho dos dentes naturais do paciente, proporcionando um sorriso harmonioso e funcional.
Os benefícios dos implantes dentários vão além da aparência! Promovem a preservação óssea, restauram a estética do sorriso, devolvem a funcionalidade à mastigação e melhoram a qualidade de vida dos pacientes.
A reabilitação oral com implantes restaura o funcionamento regular da boca, reforçando as estruturas ósseas, articulares e musculares, e eliminando constrangimentos, dores ou desconfortos ao falar ou comer. Por isso, tem efeitos positivos na recuperação de funções importantes, como dicção, oclusão e mastigação.
Tendo em conta que os implantes dentários oferecem uma base estável e permanente para coroas e próteses, esta técnica de reabilitação oral traduz-se numa solução duradoura, muitas vezes para toda a vida, com a devida manutenção.
Substituindo as raízes dos dentes perdidos, os implantes dentários estimulam o osso maxilar ou mandibular, prevenindo a perda óssea que ocorre com a ausência de dentes e preservando a estrutura facial.
Ao contrário das próteses removíveis, os implantes são fixos e não causam desconforto, como deslocações ou irritações, proporcionando uma sensação de segurança ao longo do dia.
Com a simetria e harmonia facial a melhorarem substancialmente, a reabilitação oral com implantes rejuvenesce o rosto, garantindo um sorriso harmonioso e esteticamente agradável.
Como o sorriso é um dos traços principais da face, a eliminação de certos defeitos permite aumentar a autoestima e autoconfiança, beneficiando as relações pessoais, sociais e até profissionais. Desta forma, os pacientes submetidos a tratamentos de reabilitação oral, experimentam uma melhoria global na sua qualidade de vida.
Se já percebeu que a reabilitação oral com implantes é um tratamento personalizado, seguro e com resultados a longo prazo que promovem a saúde oral, a confiança e a qualidade de vida, agende uma consulta de avaliação na nossa clínica dentária no Porto!