(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Diastema

O diastema dentário é o nome clínico utilizado para definir o espaço que existe entre os dentes. Ou seja, o diastema é o espaço acentuado entre os dentes. 

Normalmente, o diastema torna-se mais notório quando acontece entre os dentes da frente (incisivos superiores). E se o sorriso é umas das melhores formas de mostrarmos uma boa primeira impressão, então o diastema pode chegar a interferir com a autoestima das pessoas.

No entanto, para outras, o diastema faz o contrário: oferece-lhes um certo charme, transformando-se na sua imagem de marca. Celebridades como a cantora Madonna ou o ator Elijah Wood, são apenas dois dos muitos exemplos que existem e que utilizam o diastema para se distinguirem dos seus pares.

Porém, esta tendência, à qual damos o nome de “gap teeth”, é pouco consensual. Como tal, sabemos que a maioria das pessoas procura ajuda para solucionarem o problema e fecharem o diastema.

Até porque, por vezes, o diastema pode ser o fruto de dentes mal posicionados, capazes de provocar outro tipo de problemas dentários.

Se este é o seu caso, neste artigo vai ficar a saber tudo o que precisa sobre o diastema e quais os tratamentos que estão à sua disposição.

 

O que é o diastema dentário?

Um diastema dentário, ou espaço entre os dentes, é o espaço que acaba por surgir quando há uma relação desigual entre o tamanho dos dentes e o tamanho das maxilas. 

É o que acontece quando o espaço das arcadas dentárias é maior face ao tamanho dos dentes, ou vice-versa, e existe uma desproporção entre uns e outros, dando lugar ao diastema.

Embora o termo diastema se aplique a qualquer espaço que exista entre os dentes, a verdade é que o diastema mais conhecido acaba por ser aquele que existe entre os dentes frontais, por se mostrar e tornar óbvio quando falamos ou sorrimos.

É por isso que diastema pode afetar psicologicamente as pessoas. 

Os tratamentos para o diastema são vários, mas vejamos primeiro os tipos de diastema que existem e as causas que podem levar ao aparecimento destes espaços entre dentes.

 

Tipos de diastema

Existem dois tipos de diastema que, na prática, vão inevitavelmente influenciar o seu tratamento. 

Falamos dos diastemas simples ou complexos

Como o espaço entre os dentes pode ser criado devido a várias causas, o fechamento do diastema pode ser tratado de uma forma mais simples ou, pelo contrário, ser alvo de um tratamento mais complexo.

A título de exemplo, quando o diastema é criado devido à queda de dentes de leite nos bebés ou em crianças, essa situação pode até ser benéfica, uma vez que esse espaço acaba ser ocupado pela dentição definitiva, cujos dentes apresentam um maior volume.

Por outro lado, em adolescentes e adultos, o diastema pode acontecer devido a causas mais complexas, sendo por isso necessária a intervenção de um médico dentista, que é a pessoa mais indicada para tratar um diastema.

Mas vejamos algumas das causas mais comuns para o aparecimento do diastema.

 

Causas do diastema

Existem vários motivos para o aparecimento de um diastema. 

Nos adultos, a causa mais comum para o diastema está relacionada com a proporção de tamanho entre os dentes e as maxilas

Em bebés e crianças, o diastema pode ser causado devido à queda dos dentes de leite ou à pressão sobre os dentes, devido ao uso da chupeta e do biberão. 

A falta de dentes, a pressão da língua exercida sobre os mesmos ou a diferença de tamanho entre eles, são algumas de outras causas que podem dar origem ao diastema, nas quais se incluem ainda o desenvolvimento pouco normal do freio labial, que é o tecido que liga o lábio à gengiva e que pode dar origem à criação de espaços entre os dentes frontais.

Causas mais complexas para o aparecimento de diastemas são, por exemplo, as doenças periodontais. Nestes casos, para que se feche o diastema, é necessário primeiro que a doença original seja tratada e só depois focarmo-nos no diastema.

Isto porque, quando falamos em tratamentos, não nos dedicamos apenas ao sorriso mais bonito e saudável, mas principalmente à sua saúde e ao correto funcionamento da boca.

Antes e depois | Diastema

Tratamentos para o diastema

Existem vários tratamentos para o diastema e estão diretamente relacionados às causas. 

O médico dentista é o médico mais indicado para determinar quais as causas que provocaram o diastema, podendo então indicar qual o melhor tratamento a seguir, de modo realinhar os dentes e a devolver a harmonia ao seu sorriso.

No entanto, os tratamentos mais comuns para o fechamento de diastemas são os serviços de ortodontia, as facetas dentárias e as restaurações estéticas.

Em seguida, falamos um pouco de cada um deles.

 

Ortodontia Invisível – Invisalign®

A ortodontia é uma área da medicina dentária, cuja especialidade é o alinhamento dos dentes através da aplicação de um aparelho ortodôntico.

Já a ortodontia invisível procura alinhar os seus dentes, ou fechar diastemas, mas através do sistema Invisalign®, que é uma série de alinhadores removíveis que corrigem o posicionamento dos dentes tortos, de forma progressiva, graças a tecnologia computorizada.

O diastema pode assim ser tratado de forma discreta, cómoda e sem dor, sendo ainda mais eficaz do que os aparelhos ortodônticos mais tradicionais. 

A ortodontia pode ser um tratamento com maior duração do que os restantes, mas é, ao mesmo tempo, aquele que lhe oferece os melhores resultados. 

Facetas Dentárias

As facetas dentárias podem ser uma boa opção para fechar um diastema e mudar o seu sorriso em poucas consultas.

As facetas dentárias são capas muito finas, fabricadas em porcelana, são mesmo as mais indicadas para se colarem na parte da frente dos dentes, de modo conferirem uma maior harmonia ao seu sorriso

Estas capas, para além de poderem ser utilizadas para cobrirem o espaço existente entre os dentes e fecharem o diastema, podem também corrigir o seu formato e até a sua cor.

Se o seu objetivo for um tratamento mais rápido, capaz de fechar o diastema e devolver ao seu sorriso a sua aparência natural e bonita, descubra tudo o que precisa de saber acerca de facetas dentárias.

 

Restaurações Estéticas

A dentisteria estética é uma especialidade que se foca na restauração estética do seu sorriso, como um todo, sem por isso descurar o correto funcionamento da boca e a função dos seus dentes.

Um sorriso esteticamente harmonioso é meio caminho andado para o sucesso pessoal e profissional. Mas, por vezes, pode ser um caminho bloqueado pelo diastema.  

Assim, quando recorre a esta especialidade, está também a caminhar em direção a um sorriso mais confiante e cheio de autoestima.

Além de poderem corrigir o diastema, as restaurações estéticas podem também ser o tratamento mais adequado para eventuais dentes partidos ou escurecidos.

Afinal, se estás prestes a voltar a sorrir com todo o seu esplendor, porque não aplicar essa ideia a todos os seus dentes?

Ainda que estes sejam os tratamentos mais utilizados para a correção de um diastema, cada caso é um caso. Por isso, depois de reunir todas as informações de que lhe falámos aqui, o primeiro passo a dar deve ser sempre uma consulta com o médico dentista. 

27.04.2021 Estética Dentária
Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen