(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Manchas Brancas nos Dentes

O aparecimento de manchas brancas nos dentes pode parecer inofensivo.

Sim, têm um efeito direto num sorriso natural e bonito. Ao mesmo tempo, não causam dores – são assintomáticas e, muitas vezes, o seu aparecimento é visto como sendo “apenas” uma questão meramente estética.

Mas, ainda que não causem dor, a verdade é que as manchas brancas nos dentes podem ser um sinal revelador de outros problemas no futuro como, por exemplo, o aparecimento de cáries.

Seja em casa, através de uma correta higiene oral, ou seja, através de consultas de rotina, estas manchas são sinais que deve vigiar e prestar atenção, de modo a evitar problemas dentários mais tarde.

Para o tratamento de manchas brancas nos dentes, há vários procedimentos aos quais pode recorrer, sempre devidamente acompanhados pelo médico dentista. 

Vamos dar-lhe a conhecer os métodos que tem à sua disposição, mas, antes, convém perceber o que são e por que razão os dentes podem começar a apresentar estas manchas.

 

Porque aparecem manchas brancas nos dentes?

Uma das principais razões para o aparecimento de manchas brancas nos dentes é a fluorose dentária, resultante de um uso excessivo de flúor na boca.

Durante a fase de amelogénese (a fase de renovação e produção de esmalte do dente), o contacto continuado e excessivo com o flúor pode dar origem a alterações químicas que afetam a formação do esmalte, provocando o aparecimento de manchas brancas nos dentes de estrutura irregular.

É importante lembrar que o flúor é uma substância essencial para o equilíbrio dos minerais que formam o esmalte. No entanto, quando utilizado excessivamente, ou quando é insuficiente, tem um impacto nos dentes, podendo afetar tanto a estética dentária, como a sua saúde oral.

Se estiver com dúvidas quanto à quantidade de flúor que faz parte dos seus hábitos de higiene oral, uma consulta com o seu médico dentista dar-lhe-á todas as respostas e boas práticas de que necessita para corrigir eventuais excessos ou insuficiências.

Estas consultas de rotina são também essenciais para a vigilância das cáries, também elas responsáveis pelo aparecimento de manchas brancas nos dentes, dada a desmineralização do esmalte do dente que caracteriza o estágio inicial da cárie.

Mas há mais três razões para o aparecimento de manchas brancas nos dentes que deve ter em atenção.

A primeira é puramente hereditária: a amelogénese imperfeita.

Ou seja, quando um indivíduo é portador deste gene, assistimos a alterações de formação do esmalte dentário, com defeitos nas proteínas e minerais que o formam que, por sua vez, dão origem às manchas brancas nos dentes.

Esta hereditariedade pode estar também por trás da hipoplasia do esmalte, uma anomalia na formação dentária que provoca a desmineralização do dente, alterando a cor e a estrutura do esmalte.

Mas além do fator hereditário, a hipoplasia do esmalte pode também encontrar a sua origem em alguns medicamentos, cáries nos dentes decíduos, deficiências vitamínicas, febres ou outros traumas.

Estas causas devem ser identificadas pelo seu médico dentista, de modo a proceder com o tratamento mais indicado.

Por último, as manchas brancas nos dentes podem ainda ter origem na acidez da saliva, cujos níveis de pH se apresentem baixos, levando a alteração da tonalidade do esmalte, devido à erosão causada pelo ácido.

Quer isto dizer que ainda que as manchas brancas nos dentes possam efetivamente ser tratadas e corrigidas, existe sempre uma condição anterior que levou ao seu aparecimento e que também deve ser devidamente abordada, em conjunto com o seu médico dentista.

 

Tratamentos para as manchas brancas nos dentes

Identificada a causa para o aparecimento de manchas brancas nos dentes, existem uma série de tratamentos à sua disposição, de modo a resolver e/ou camuflar o problema.
Fique a conhecê-los aqui:

 

Branqueamento Dentário

O branqueamento dentário pode ser utilizado nos casos mais simples de manchas brancas nos dentes.

Este é um tratamento muito pouco invasivo que utiliza um gel branqueador na superfície do dente. O gel penetra e fortalece o esmalte, clareia os dentes e ainda ajuda a proteger das cáries.

Utilizado apenas em clínicas especializadas, os resultados são eficazes e clinicamente superiores, principalmente quando comparados a outras alternativas de branqueamentos dentários.

Branqueamento | Manchas Brancas | Antes

Antes

Branqueamento | Manchas Brancas | Depois

Depois

Tratamento Icon

O Icon é uma solução inovadora que pode ser utilizada no tratamento de manchas brancas nos dentes, através de uma única sessão simples, sem perfuração ou utilização de anestesia. 

Este tratamento não compromete o tecido saudável e pode ser utilizado de forma isolada ou aliado a outros tipos de procedimentos que devolvem a harmonia ao sorriso, tais como os branqueamentos dentários ou as restaurações estéticas.

Tratamento Icon | Antes

Antes

Tratamento Icon | Depois

Depois

Restaurações Estéticas

Para as manchas brancas nos dentes que apresentem muita profundidade, um dos tratamentos mais utilizados é a restauração estética.

Na prática, este tratamento consiste na remoção localizada do esmalte afetado, substituindo-o por um compósito de alta qualidade e de elevada capacidade estética que devolve a naturalidade ao seu sorriso.

Facetas Dentárias

Também conhecidas por capas ou lentes de contacto dentárias, as facetas dentárias são outra das soluções que o vão ajudar a ocultar as manchas brancas nos dentes.

As facetas dentárias são próteses muito finas, fabricadas em porcelana, que conferem aos dentes uma aparência muito natural e bonita. 

Facetas Dentárias | Manchas nos Dentes

As manchas brancas nos dentes afetam a naturalidade e a harmonia do seu sorriso, manchando-o literalmente. Como vimos, podem não causar dores, mas são, sem dúvida, um primeiro sinal para o aparecimento de outros problemas dentários que devem ser identificados e tratados.

Porém, cada caso é um caso e antes de avançar com qualquer um dos tratamentos aqui descritos, deve sempre consultar o seu médico dentista.

 

Quer tratar as manchas brancas dos seus dentes? Marque já a sua consulta de avaliação.

02.06.2021 Estética Dentária
Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen