(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Selantes

Os selantes são uma parte essencial da área da odontopediatria: uma área de especialidade da medicina dentária que se dedica, em exclusivo, à saúde oral infantil.

A aplicação dos selantes dentários deve ser entendida enquanto um procedimento preventivo e, aqui, a palavra-chave é mesmo prevenção.

Enquanto tratamento dentário, os selantes ajudam a prevenir o aparecimento de cáries, razão pela qual o procedimento tende a ser muito recomendado para os pacientes mais jovens – principalmente crianças e adolescentes.

Contudo, a verdade é que também podem ser aplicados em pacientes mais velhos. Afinal, as cáries são uma das patologias mais comuns em todo o mundo e afetam pessoas de todas as idades.

 

O que são selantes?

Como o próprio nome indica, os selantes devem “selar” ou bloquear uma abertura ou uma entrada. 

Em medicina dentária, a estas aberturas nos dentes chamamos de fissuras, pelo que também se pode utilizar o termo selantes de fissuras para se referir a este tratamento.

Quando falamos em fissura dos dentes, falamos da superfície dos dentes nas quais algumas bactérias ou restos de alimentos se podem vir a acumular, dando origem às cáries. Normalmente, estes são os “dentes de trás”. Ou seja, são os primeiros e os segundos molares definitivos e os dentes pré-molares.

Os selantes, compostos a partir de um material resinoso, são aplicados nestes dentes, como se de um verniz se tratasse. 

A aplicação de selantes é um procedimento bastante rápido e indolor, para além de preventivo.

 

Para que servem os selantes?

A superfície dos dentes molares e pré-molares contempla uma área maior do que os restantes, composta por sulcos e fissuras – locais ideais para o desenvolvimento de bactérias fruto de uma higiene oral pouco cuidada.

Assim, os selantes visam proteger a superfície dos dentes destas bactérias que possam dar origem às cáries, através da aplicação de um material que, na prática, funciona como uma barreira que é, também, mais fácil de escovar.

É por isso que esta é uma das especialidades da área de odontopediatria. Afinal, os mais pequenos têm uma maior tendência tanto para os alimentos mais açucarados, como para uma maior despreocupação com a sua higiene oral, em geral.

Desta forma, os selantes dentários ajudam as famílias a prevenirem o aparecimento de cáries nos mais novos e promovem o crescimento saudável da sua dentição.

 

Quando usar selantes?

Enquanto tratamento preventivo que são, os selantes são maioritariamente recomendados para as crianças entre os 5 e os 14 anos de idade.

A razão para isso está associada à erupção dos primeiros e segundos dentes molares definitivos e ao nascimento dos dentes pré-molares. 

Normalmente, estes tendem a aparecer entre os 5 e os 8 anos e entre os 11 e os 14 anos, respetivamente e a aplicação deste tratamento preventivo depende sempre de caso para caso.

Mesmo assim, é importante sublinhar a relevância de um acompanhamento regular por parte do médico dentista, mesmo após a aplicação dos selantes.

Este tratamento deve ser sempre feito enquanto um complemento a outras medidas de prevenção de saúde oral.

A par dos selantes, existem outras soluções que podem também ser recomendadas pelo médico da especialidade e que ajudam não só a prevenir o aparecimento de cáries, como também a promover uma higiene dentária infantil ainda mais saudável.

Os adultos podem usar selantes?

Embora seja um tratamento mais comum nos jovens, a verdade é que os adultos também podem usar selantes dentários.

No entanto, a sua recomendação costuma depender de dois fatores essenciais:

  • Fissuras ou sulcos nos dentes demasiado profundas;
  • Maior propensão para o aparecimento de cáries.

Naturalmente, o médico dentista será o profissional de saúde mais indicado para avaliar o seu caso e, se necessário, recomendar a aplicação de selantes. Mas não se preocupe.

Se, de facto, for necessário proceder com este tratamento, saiba que o mesmo é bastante rápido e indolor. Aliás, é até possível prosseguir com a sua rotina diária, sem qualquer tipo de interrupções ou cuidados de maior logo depois do tratamento.

Selantes

Como são colocados os selantes? 

Os selantes para dentes podem ser colocados numa única sessão, rápida e indolor. Na prática, tudo acontece em três passos simples:

Em primeiro lugar, os dentes são limpos pelo médico dentista ou o médico da especialidade, de modo a garantir que a placa bacteriana é removida e que não existem restos de alimentos que possam comprometer o procedimento;

Em segundo lugar, é aplicada uma solução química no dente a selar, para que o selante possa aderir à superfície dentária com mais eficácia.

Por último, é utilizado um aparelho que, com recurso a uma luz ultravioleta, ajuda a endurecer (polimerizar) o selante e a mantê-lo no dente que visa proteger.

E já está! A aplicação dos selantes nos dentes não demora mais do que alguns minutos e, em seguida, pode prosseguir com a sua rotina normal. 

 

Quanto tempo dura um selante dentário?

A eficácia de um tratamento preventivo como é a aplicação dos selantes nos dentes é reconhecida há já várias décadas.

Na verdade, estes podem durar vários anos. Mesmo se se partirem, é sempre possível voltar a aplicá-los, principalmente tendo em conta a rapidez e a facilidade com que todo o processo decorre.

Contudo, é sobremaneira importante que todos os pacientes, de todas as idades, continuem a ser acompanhados pelo seu médico dentista. Caso contrário, é possível que o selante se parta, mesmo sem dar por isso.

Quando estas fraturas são mínimas, ou seja, quando são praticamente invisíveis a olho nu, o mais provável é formar-se, nesse local, placa bacteriana que, por sua vez, pode dar origem ao aparecimento de novas cáries. 

De resto, a utilização dos selantes é só vantagens.

 

Quais as vantagens dos selantes? 

Além de ajudarem a prevenir o aparecimento de cáries, principalmente nos mais jovens, os selantes têm ainda outras vantagens que vale a pena mencionar. Antes de mais, todos os selantes podem ser substituídos por novos, sempre que tal for necessário.

Ao mesmo tempo, este é um tratamento preventivo não invasivo e rápido de aplicar, sem provocar qualquer tipo de dor. Se está à procura de um complemento para a prevenção das cáries, esta é mesmo a melhor resposta.

 

Qual o preço dos selantes?

Tendo em conta a amplitude de aplicação dos selantes (crianças e jovens entre os 5 e os 14 anos de idade, bem como adultos, em geral) o preço do tratamento varia sempre de caso para caso.

Um jovem de 14 anos, por exemplo, com os dentes pré-molares e os primeiros e segundos molares definitivos, será um caso diferente de uma criança mais nova na qual os dentes pré-molares estão ainda por nascer.

Num adulto, talvez esta nem seja a melhor solução para o seu caso. Nesse sentido, uma consulta de avaliação é essencial para ficar a conhecer a melhor forma de proceder, tanto para o seu caso, como para o dos seus filhos.

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen
Fale connosco

Fale connosco

Preencha os seus dados e entraremos em contacto consigo
* Campos de preenchimento obrigatório