A ortodontia infantil ou interceptiva é uma área especializada da medicina dentária que visa a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos problemas ortodônticos em crianças e adolescentes de todas as idades.
Alguns dos problemas aos quais a ortodontia infantil ou interceptiva se dedica podem incluir os dentes tortos ou apinhados, mas também os relacionados com a mordida (aberta ou cruzada) ou até a respiração, no caso de a criança respirar maioritariamente pela boca, ao invés do nariz, por exemplo.
Por outras palavras, a ortodontia infantil ou interceptiva tem o intuito de minimizar problemas ortodônticos mais graves no futuro e promover não só uma melhoria da estética dentária, mas principalmente da parte funcional de toda a estrutura da boca.
A ortodontia infantil ou interceptiva é uma área especializada que diagnostica, previne e trata alguns dos problemas dentários mais comuns em crianças.
O objetivo de uma consulta em ortodontia infantil ou interceptiva é ajudar as crianças a alcançarem o melhor nível de saúde dentária possível, contribuindo para o desenvolvimento saudável dos dentes e mandíbulas dos mais jovens e ajudando-os a sorrirem de uma forma mais confiante e bonita.
Isto só é possível através de uma miríade de opções de tratamento disponíveis em ortodontia infantil ou interceptiva e que podem incluir a utilização de aparelho dentário metálico ou o inovador sistema de alinhadores Invisalign®, entre outras técnicas e procedimentos que melhoram a saúde oral e o bem-estar geral das crianças.
Além de diagnosticar e tratar os mais variados problemas ortodônticos infantis, a principal função da ortodontia infantil ou interceptiva incide na intervenção precoce.
Nesse sentido, o objetivo de um ortodontista infantil é prevenir ou evitar o aparecimento de uma qualquer situação que, no futuro, se possa tornar mais grave.
Em cada consulta de ortodontia infantil ou interceptiva, é feita uma avaliação dentária e da estrutura da face que resulta na implementação de um plano de tratamento adequado a cada caso clínico.
No entanto, as consultas em ortodontia infantil ou interceptiva desempenham também um papel pedagógico, na medida em que o médico dentista partilha com os mais jovens os cuidados inerentes do tratamento ortodôntico infantil, mas também conselhos de higiene oral diária.
Da mesma forma, os pais da criança podem também esclarecer todas as suas dúvidas, sendo devidamente orientados nas melhores práticas de ortodontia infantil ou interceptiva.
É por este motivo que é tão importante a escolha de uma clínica dentária especializada em ortodontia infantil ou interceptiva, na hora de agendar a avaliação ortodôntica do seu filho(a).
Na área da ortodontia infantil ou interceptiva, os tratamentos ortodônticos disponíveis para crianças são muito semelhantes aos que se recomendam para adultos, embora adaptados à realidade das estruturas dentárias dos mais pequenos.
Mesmo assim, existem algumas funcionalidades especiais para crianças e exclusivas à área da ortodontia infantil ou interceptiva:
Esta é uma técnica da ortodontia infantil ou interceptiva que torna os aparelhos muito discretos, uma vez que os mesmos se encontram dentro dos dentes. Por um lado, é uma vantagem; por outro, os aparelhos linguísticos tendem a ser mais desconfortáveis do que as restantes opções.
Em ortodontia infantil ou interceptiva, o tipo de aparelho mais comum é o chamado aparelho tradicional de metal. Este é o tipo de aparelho mais conhecido e "visível", uma vez que é composto por "anéis": pequenos elementos de aço ou em cerâmica ligados ao exterior do dente e unidos por uma barra metálica.
Esta tipologia de tratamento é eficaz, porém mais demorado, pois requer maior manutenção e visitas regulares ao seu médico ortodontista infantil.
Os alinhadores Invisalign® são removíveis e completamente transparentes. Em comparação com os aparelhos dentários tradicionais, os alinhadores removíveis Invisalign® oferecem um maior nível de conforto e resultados muito mais rápidos para os tratamentos de ortodontia infantil ou interceptiva.
Por serem removíveis, estes permitem também uma melhor higienização da cavidade oral, ajudando a evitar o aparecimento das tão indesejadas cáries dentárias.
Os alinhadores devem ser usados pelo menos 20 horas por dia, aconselhando-se a sua remoção apenas para refeições, para higienização ou em atividades desportivas.
No entanto a maior vantagem do Invisalign® na área da ortodontia infantil ou interceptiva é a rapidez dos resultados obtidos, mas também a qualidade de vida que oferece às crianças ao longo do tratamento.
Naturalmente, é sempre necessária uma consulta de avaliação em ortodontia infantil ou interceptiva de modo a perceber-se a complexidade do caso clínico e a delinear um plano de tratamento mais adequado para a criança.
Genericamente, a maioria dos tratamentos em ortodontia infantil ou interceptiva envolvem o alinhamento dos dentes desalinhados. É precisamente nesse exemplo que vamos pegar para lhe dar a conhecer as etapas de um tratamento ortodôntico infantil.
Contudo, vamos focar-nos especificamente no Invisalign®, uma vez que esta é a solução mais rápida e cómoda para um tratamento em ortodontia infantil ou interceptiva.
Agora, antes de passarmos às etapas de um tratamento ortodôntico infantil propriamente dito, importa mencionarmos o Invisalign® First, de forma breve.
O Invisalign® First é o mais indicado para os tratamentos em ortodontia infantil ou interceptiva a partir dos seis e até aos 10 anos de idade.
As etapas envolvidas para um tratamento eficaz em ortodontia infantil ou interceptiva podem ser resumidas a três passos essenciais: o diagnóstico, estudo e planeamento e o tratamento.
A primeira etapa de um tratamento em ortodontia infantil ou interceptiva é a marcação de uma consulta de diagnóstico numa clínica dentária certificada para o efeito. Esta consulta deve ser marcada numa clínica Invisalign® Provider.
A clínica Isabel Flores Allen é uma clínica certificada e autorizada a realizar tratamentos em ortodontia infantil ou interceptiva pela Align Technology – precisamente a empresa internacional que desenvolveu o sistema Invisalign®.
Nesta primeira consulta em ortodontia infantil ou interceptiva, é feita uma avaliação dentária, mas também à saúde geral da criança. No caso do Invisalign® ser mesmo o tratamento recomendado, é também nesta consulta que é elaborado um plano de ação para o efeito.
No entanto, este plano de ação contempla, para já, apenas um ponto: o estudo ortodôntico – a próxima etapa do tratamento em ortodontia infantil ou interceptiva.
Depois de uma consulta de diagnóstico em ortodontia infantil ou interceptiva e perante a sua concordância, tem então início o estudo ortodôntico completo.
É este estudo que permite a criação de um plano de tratamento em ortodontia infantil ou interceptiva totalmente personalizado para a criança. Para isso são necessários alguns dados e exames à criança que podem ser realizados nesta primeira consulta, tais como:
O Scanner intraoral iTero é uma das ferramentas mais importantes para um plano de tratamento em ortodontia infantil ou interceptiva mais preciso. Este scanner permite digitalizar a cavidade oral do paciente com muito mais detalhe e precisão que os vulgares moldes dentários.
Depois de se obterem os resultados deste estudo ortodôntico, é feito o plano de tratamento de acordo com as características/patologias da criança e, através do Clincheck (um modelo virtual em 3D), é até possível vislumbrar o resultado final deste tratamento em ortodontia infantil ou interceptiva.
Isto só é possível porque, para um tratamento ortodôntico Invisalign® não são feitas impressões dentárias em alginato ou gesso: todo o registo dentário, planeamento e fabrico de alinhadores é feito de forma digital.
Esta é aliás uma das melhores vantagens do Invisalign®: se não ficar 100% satisfeito com os resultados que se preveem nesta fase de pré-tratamento, é possível modificarmos o plano inicial de modo a garantir que cumprimos com todos os seus desejos e necessidades, sem nunca esquecermos o foco principal que é restabelecer a funcionalidade e saúde oral ao paciente.
Após a aprovação do tratamento é dada a ordem de produção dos alinhadores. O pedido é feito diretamente ao laboratório Align Technology que fabrica estes alinhadores. Leu bem: alinhadores. Plural.
O Invisalign® é transparente, removível e utilizado na área da ortodontia infantil ou interceptiva (mas não só), através de uma série de alinhadores transparentes que, aos poucos, alinham os dentes.
Após o fabrico destes alinhadores, os mesmos são enviados para a nossa clínica e é agendada a consulta de início de tratamento ortodôntico Invisalign®.
Nesta consulta de ortodontia infantil ou interceptiva é explicada à criança e aos pais todos os cuidados que devem ter e qual o tempo de utilização de cada conjunto de alinhadores. Este tempo pode ser entre 1 a 2 semanas dependendo do planeamento desenhado pelo médico ortodontista infantil no passo anterior.
Passado esse tempo, o primeiro conjunto de alinhadores é removido e substituído pelo segundo conjunto de alinhadores e assim sucessivamente – este processo é muito fácil e pode ser feito tanto em casa como no consultório.
Semana a semana, alinhador a alinhador, os resultados tornam-se cada vez mais visíveis.
A duração total deste tratamento em ortodontia infantil ou interceptiva varia de acordo com a complexidade clínica de cada caso mas, em geral, pode demorar entre 12 a 20 meses.
Contudo, é importante que as consultas periódicas em ortodontia infantil ou interceptiva se mantenham, ao longo de todo o tratamento e mesmo depois da remoção.
Todo o processo deve ser devidamente acompanhado e monitorizado, de modo a prevenirem-se quaisquer situações no futuro.
Seja qual for o tratamento recomendado, as consultas de ortodontia infantil ou interceptiva envolvem uma avaliação abrangente do caso clínico, o planeamento personalizado do tratamento mais adequado e a monitorização contínua da situação, de modo a obter os resultados ideais, não só para a saúde da criança, mas também para a sua confiança!
Por último, importa também sublinharmos a comunicação que deve existir entre o ortodontista infantil e os pais para que todas as instruções sejam devidamente seguidas e de modo a esclarecer todas as dúvidas que possam existir ao longo de uma consulta de ortodontia infantil ou interceptiva.
Em geral, qualquer problema que afete o alinhamento, a função ou a aparência dos dentes ou da mandíbula de uma criança exige uma consulta em ortodontia infantil ou interceptiva.
A deteção precoce e o tratamento desses problemas podem ajudar a evitar que outros problemas mais sérios se desenvolvam mais tarde.
Os problemas mais comuns nas crianças que requerem tratamento ortodôntico e uma consulta de ortodontia infantil ou interceptiva são:
É numa consulta de avaliação em ortodontia infantil ou interceptiva que estes problemas são diagnosticados e que o tratamento mais adequado é recomendado.
Por norma, recomenda-se a marcação de uma consulta em ortodontia infantil ou interceptiva quando as crianças atingem os seis anos de idade. A partir desta idade, a saúde oral das crianças deve passar a ser monitorizada em consultas periódicas de ortodontia infantil ou interceptiva, de modo a evitarem-se problemas de maior no futuro próximo.
Contudo, existem alguns sintomas que deve conhecer e que funcionam como um alerta para os pais ou os educadores.
Por isso, deve marcar uma consulta de ortodontia infantil ou interceptiva quando:
Como vimos, cada um destes casos requer uma consulta de avaliação em ortodontia infantil ou interceptiva, com um médico de especialidade que possa confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado.
Como é natural, não existe um tratamento em ortodontia infantil ou interceptiva que possa ser considerado “ideal”. O que existe é um plano de tratamento mais adequado e que pode ser considerado como o melhor para a saúde oral da criança.
Para isso, a realização de um diagnóstico é essencial. A consulta de avaliação em ortodontia infantil ou interceptiva cumpre, precisamente, este papel.
Nesta consulta, o médico dentista avalia a complexidade do caso em questão e aconselha os pais da criança acerca do tratamento ortodôntico mais adequado ao caso clínico.
Desde uma melhoria da saúde bucal da criança até ao aumento dos seus níveis de confiança e autoestima, as vantagens da ortodontia infantil ou interceptiva são inúmeras, ajudando a melhorar a capacidade da fala e da mastigação e reduzindo o risco de cárie dentárias e outras doenças das gengivas.
Acima de tudo, a ortodontia infantil ou interceptiva permite uma intervenção precoce que ajuda a prevenir o desenvolvimento de problemas dentários mais tarde, reduzindo assim a necessidade de tratamentos mais extensos e dispendiosos no futuro.
A ortodontia infantil ou interceptiva produz um impacto positivo significativo na saúde e até na aparência da criança, contribuindo para uma vida inteira de sorrisos bonitos e saudáveis.