(+351) 221 140 070 / 915 424 402 Chamada para rede fixa e móvel nacional
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Chamada para rede fixa e móvel nacional
Fio Dentário - A importância da sua utilização diária

O fio dentário é um produto utilizado para remover a placa bacteriana e resíduos de alimentos que se acumulam entre os dentes e ao redor da gengiva.

Tal como o nome indica, o fio dentário é um fio fino que é cuidadosamente inserido e passado nos espaços interdentais para desalojar partículas de alimentos que se aglomeram nos dentes.

A utilização do fio dentário é, assim, essencial para a saúde oral na medida em que promove uma limpeza mais profunda dos dentes e da boca e evita problemas dentários que podem surgir de uma higiene bucal pobre.

 

Para que serve o fio dentário?

O objetivo do fio dentário é remover a sujidade acumulada nos espaços interdentais. Quer isto dizer que este fino fio deve ser inserido entre os dentes e gentilmente movido para ajudar a desprender resíduos de comida e placa bacteriana.

Este método deve ser utilizado sempre como complemento à escovagem dos dentes para garantir uma higiene oral mais eficaz. Deve também ser utilizado diariamente para impedir a formação de placa bacteriana e até de tártaro.

 

Como utilizar fio dentário?

Dado que a função principal do fio dentário é remover os restos de alimentos que a escovagem não eliminou, pode ser usado após a escovagem dos dentes para chegar aos sítios mais desafiantes. 

Contudo, é possível também utilizar o fio dentário antes da escovagem para que se retire a sujidade de difícil acesso, utilizando depois a escova de dentes para higienizar a boca.

Para utilizar fio dentário, irá precisar de cerca de 40 centímetros para cada limpeza. Enrole o fio no dedo médio de cada uma das mãos e deixe cerca de dez centímetros entre eles. 

De seguida, segure o fio entre o indicador e o polegar de cada mão e, suavemente, passe-o entre os seus dentes. Ao ultrapassar a linha da gengiva, faça-o cuidadosamente, de forma a não ferir o tecido gengival.

Para retirar a sujidade, faça movimentos para a frente e para trás até retirar o fio. Depois, repita o processo para cada um dos seus dentes, utilizando sempre um pedaço novo de fio dentário para cada dente.

 

Que tipo de fio dentário devo utilizar?

Os tipos de fio dentário dependem, principalmente, da preferência de cada pessoa. No entanto, existem fios mais adequados para dentes com menos espaço interdental e outros para dentes mais afastados. 

Para casos especiais, como aparelhos ou implantes, o fio dentário para aparelho dentário ou para implantes poderá ter caraterísticas diferentes de forma a adaptarem-se a estas caraterísticas

Existem diferentes tipos de fio dentário disponíveis, como fios encerados, não encerados, aromatizados ou com texturas especiais. Além disso, existem ainda alternativas ao tradicional fio dentário, como os flossers. 

O flosser é, na prática, um fio dentário com aplicador de fácil manuseamento que contém uma peça pequena de fio dentário na sua ponta, de forma que possa passar o fio entre os dentes sem ter que agarrar no próprio fio.

A importância da utilização diária de fio dentário 

A utilização regular do fio dentário é fundamental para manter uma boa saúde oral, visto que promove a higiene profunda das gengivas e dentes. 

A escovagem dos dentes não deve ser substituída pelo fio dentário, mas sim complementada com esta prática de forma a remover a placa bacteriana que se acumula no espaço interdental. 

A higiene bucal diária com o fio dentário promove a saúde oral e previne vários problemas e doenças que afetam a boca, gengivas e dentes. Em casos extremos, uma higiene oral empobrecida pode mesmo levar à perda de dentes. 

É importante que utilize o fio dentário corretamente, sem forçar ou causar desconforto. As agressões constantes às gengivas podem causar sangramento, dores e até infeções

Aconselhar-se com um dentista sobre a utilização do fio dentário é ideal para que receba orientações personalizadas sobre como cuidar da sua boca.

 

Vantagens do fio dentário

A utilização regular do fio dentário apresenta diversas vantagens para a higiene e saúde da boca e dentes. Entre os vários benefícios, o fio dentário permite:

 

Uma limpeza profunda entre os dentes

A escova limpa com muita eficiência a superfície dos dentes, mas pode não ser suficiente para garantir a limpeza entre eles. O fio dentário possibilita limpar profundamente o espaço entre os dentes, retirando os restos de alimentos que ficam presos entre eles e que podem provocar cáries e placa bacteriana.

 

A prevenção de gengivite e doença periodontal

O uso do fio dentário é essencial para evitar a gengivite e outras doenças periodontais. Os restos de comida que se acumulam na gengiva, abaixo da parte visível do dente, podem provocar inflamações que posteriormente comprometem a saúde oral.

Quando usado de forma correta, o fio dentário ajuda a remover o tecido inflamado que dá início à gengivite. 

 

A prevenção de mau hálito

A ação das bactérias sob os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes causa mau hálito. Por isso, o uso do fio dentário é essencial para combater a halitose.

 

A remoção da placa bacteriana

A placa bacteriana é um acumulado de bactérias e restos alimentares que se instalam sob os dentes. A escova de dentes consegue normalmente remover a placa que se forma na superfície dos dentes, mas para remover a que se forma entre os dentes e na parte inferior da gengiva é preciso usar o fio dentário.

Quando não é adequadamente removida, a placa bacteriana endurece e forma o tártaro, deixando os dentes amarelados e mais propensos a cáries. Nestes casos a forma mais eficaz de remover a placa bacteriana é realizando uma destartarização (higienização oral) com o seu médico dentista.

Em suma, a utilização regular de fio dentário é essencial para uma higiene bucal completa, complementando a escovagem dos dentes e ajudando a prevenir possíveis doenças orais. As visitas regulares ao médico-dentista são também fundamentais para garantir a saúde da sua boca e dentes.

11.07.2023 Saúde Oral
Fale connosco

Fale connosco

Preencha os seus dados e entraremos em contacto consigo
* Campos de preenchimento obrigatório