(+351) 221 140 070 / 915 424 402 Chamada para rede fixa e móvel nacional
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Chamada para rede fixa e móvel nacional

Agora! Esta é a resposta para a sua pergunta, e isso porque a partir do momento em que os dentes de deite entram em erupção, qualquer altura é boa para levar a criança ao dentista e transformar a manutenção da saúde oral numa experiência empolgante.

Descubra o encanto de levar a criança ao dentista, cuidar dos dentes desde cedo e garantir aventuras cheias de sorrisos saudáveis, e histórias felizes!

 

Porque deve levar a criança ao dentista?

Deve levar a criança ao dentista porque a saúde oral é fundamental para o desenvolvimento em geral, e as visitas regulares ao dentista desde cedo ajudam a detetar precocemente alguns problemas e a prevenir complicações no futuro, como cáries. Além disso, se levar a criança ao dentista desde tenra idade, vai habituá-la ao ambiente do consultório dentário, reduzindo a sensação de medo e a ansiedade em relação a visitas futuras. 

Por fim, levar a criança ao dentista também é uma forma de definir cuidados dentários que promovam hábitos saudáveis que possam durar toda a vida.

Qual a melhor altura para levar a criança ao dentista?

Com que idade deve levar a criança ao dentista pela primeira vez?

A American Academy of Pediatric Dentistry (AAPD) recomenda levar a criança ao dentista no primeiro ano de vida, ou seja, quando começam a surgir os primeiros dentes. Primeiro porque os cuidados precoces evitam que, no futuro, a criança seja submetida a procedimentos mais invasivos. Segundo, deve levar a criança ao dentista até completar um ano de idade, porque é uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre dentição de leite e pedir conselhos para implementar as bases de uma higiene oral fundamental para o resto da vida.

 

O que acontece na primeira consulta de odontopediatria?

Já tomou a decisão de levar a criança ao dentista, mas não sabe com que contar? Basicamente, na primeira consulta de odontopediatria - uma especialidade da medicina dentária dedicada em exclusivo à manutenção da saúde oral de bebés, crianças e adolescentes – o médico dentista vai:

  1. Recebê-los de forma calorosa e amigável, ajudando a criar um ambiente tranquilo e confortável.
     
  2. Observar e avaliar o desenvolvimento oral da criança, incluindo erupção dos dentes e saúde das gengivas.
     
  3. Fornecer orientações aos pais sobre a higiene oral adequada e passar algumas dicas para cuidados com os dentes do bebé, porque apesar da dentição de leite ser substituída, também precisa de atenção.
     
  4. Identificar precocemente quaisquer problemas dentários ou de crescimento dos dentes, uma das grandes vantagens de levar a criança ao dentista.
     
  5. Proceder a tratamentos preventivos, como técnicas de escovagem, aplicação de flúor e selantes dentários e tratamentos curativos e intercetivos para corrigir más posições dentárias, alterações de oclusão e/ou esqueléticas.
     
  6. Estabelecer um plano de acompanhamento para continuar a levar a criança ao dentista e garantir o desenvolvimento saudável dos seus dentes.

Quais são os riscos de adiar a primeira visita ao dentista?

Efetivamente, deve levar a criança ao dentista no primeiro ano de vida. Se adiar a primeira visita corre alguns riscos, nomeadamente:

  • Maus hábitos de higiene oral e cuidados com os dentes, que podem afetar negativamente a saúde oral a longo prazo.
     
  • Desenvolvimento de problemas dentários, como cáries e má oclusão dentária, entre outras condições. Por exemplo:
     
    • Cáries que não sejam tratadas atempadamente, evoluem e resultam muitas vezes, em dores fortes e até em abcessos, sem falar de alguns casos que levam à perda precoce do dente.
       
    • Má oclusão dentária que não seja detetada atempadamente, pode agravar-se com o passar dos anos e exigir um tratamento mais invasivo e mais prolongado. 
       
  • Agravamento do medo e ansiedade em relação ao tratamento, que provavelmente terá de ser mais complexo se demorar a levar a criança ao dentista.

Como preparar a criança para a primeira visita ao dentista?

Antes de levar a criança ao dentista, convém prepará-la, utilizando algumas estratégias simples e eficazes para garantir uma experiência tranquila e positiva:

  • Explique à criança o que pode esperar na consulta de odontopediatria, descrevendo o consultório dentário de forma agradável e tranquilizadora.
     
  • Brinque aos dentistas em casa, utilizando uma escova de dentes e um espelho para mostrar à criança como será a consulta.
     
  • Evite usar palavras que possam assustar a criança, como "dor", "agulha", “arrancar” ou “furar”. Em vez disso, antes de levar a criança ao dentista pela primeira vez, destaque a importância de cuidar dos dentes para que permaneçam saudáveis e bonitos.

 

Com que regularidade deve levar a criança ao dentista?

Mesmo num quadro de boa saúde oral, deve levar a criança ao dentista de 6 em 6 meses para consultas de rotina, ou de acordo com a periodicidade recomendada pelo odontopediatra face ao estado de saúde oral da criança.

Em situações de elevado risco de cárie, por exemplo, deve levar a criança ao dentista de 3 em 3 meses.

 

Como escolher um bom dentista para crianças no Porto?

Já experimentou pedir indicações aos seus familiares e amigos, mas ainda não sabe onde levar a criança ao dentista? Pesquisou no Google por “dentista crianças Porto” e “odontopediatria Porto”, mas foram devolvidos muitos resultados? Bom, o principal é ter consciência de que, antes de levar a criança ao dentista, deve pesquisar por avaliações e testemunhos de outros pais e, mesmo assim, escolher apenas um dentista com especialização em odontopediatria, ou seja, com o conhecimento e a experiência necessária para lidar com as necessidades específicas dos mais pequenos… de resto, nada o impede de encurtar caminho e contactar diretamente a Clínica Dentária Isabel Flores Allen!

 

Porque deve escolher a Clínica Isabel Flores Allen na hora de levar a criança ao dentista?

Porque possuímos uma equipa qualificada e preparada para cuidar dos sorrisos em crescimento, desde o vislumbre do primeiro dente até a adolescência. Mas não é o único motivo! Também utilizamos técnicas e tecnologia de ponta para tornar as intervenções mais eficazes e indolores, enquanto educamos sobre a importância da higiene oral infantil para manter sorrisos perfeitos ao longo da vida.

Além disso, recebemos com dedicação e amabilidade, garantindo uma experiência positiva quando levar a criança ao dentista, e ainda oferecemos um ambiente de consultório acolhedor e lúdico para tornar as consultas mais divertidas!

 

Agora que já descobriu porque, como e onde levar a criança ao dentista… só tem de dar o primeiro passo na direção dos dentes bonitos e saudáveis

03.06.2024 Odontopediatria