(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Clínica Dentária no Porto - Contactos
(+351) 221 140 070 / 915 424 402
Endodontia

Se alguma vez ouviu falar em desvitalização dentária, então, na verdade, já ouviu falar em endodontia.

A endodontia pode parecer-lhe um nome invulgar mas refere-se a um dos procedimentos mais comuns da medicina dentária: a desvitalização ou o tratamento de canal. Tanto um, como outro se referem à prática da endodontia, que procura tratar e restabelecer os tecidos orgânicos internos que oferecem vitalidade a todos os dentes. 

Muitas vezes, a endodontia é utilizada enquanto último recurso para salvar um dente, antes de uma extração, no caso de estes tecidos não terem salvação possível, nomeadamente devido a cáries mais extensas, ao aparecimento de abcessos ou a uma sensibilidade dentária extrema.

Na nossa clínica dentária, no Porto, os tratamentos de endodontia recorrem à última tecnologia disponível para o efeito, à qual chamamos endodontia mecanizada e sobre a qual nos debruçaremos mais em baixo.

Além de um micromotor endodôntico e um localizador apical, na nossa clínica, a endodontia mecanizada recorre também a um microscópio especializado, que nos permite chegar a zonas do canal dos dentes que não são visíveis a olho nu. Mas antes, vejamos o que é exatamente a endodontia.

 

O que é a endodontia?

A endodontia é uma área especializada da medicina dentária que se dedica ao dente, como um todo, com particular enfâse na sua estrutura e funcionamento internos.

Ou seja, a endodontia procura manter ou revitalizar a saúde dos tecidos orgânicos que compõem os dentes, bem como os tecidos que se encontram diretamente ligados à sua volta, como, por exemplo, os tecidos que o ligam às gengivas.

E esta é a razão pela qual, muitas vezes, já terá ouvido falar em desvitalização, ao invés de uma endodontia: uma desvitalização significa, literalmente, desvitalizar o nervo ou o canal do dente, compostos por estes tecidos.

É neste “canal” que se encontram os vasos sanguíneos e o nervo que mantêm a vitalidade dos dentes e que são removidos durante uma consulta de endodontia que, no caso da clínica Isabel Flores Allen, será sempre uma consulta de endodontia mecanizada.

Se, por um lado, o dente fica desvitalizado, por outro, a endodontia mecanizada garante que o mesmo fica livre da infeção que levou ao procedimento, mantendo as suas funções intactas. É também por isso que a endodontia deve ser entendida como um tratamento de último recurso, antes de optar pela extração definitiva de um determinado dente.

Depois de uma consulta de tratamento de endodontia mecanizada, o procedimento avança para a necessidade de restauração do dente, por forma a garantir o seu aspeto natural, contribuindo assim para o alinhamento dentário completo e um sorriso mais bonito e saudável. E qual o processo de um tratamento de endodontia mecanizada.

 

Tratamento endodôntico

Há muitas causas que podem levar à necessidade de uma consulta de endodontia mecanizada.

As causas mais comuns para a prática da endodontia estão diretamente ligadas às cáries mais extensas, capazes de provocar infeções graves, a complicações derivadas de eventuais quedas ou pancadas (traumas) e, mais raramente, a casos de sensibilidade dentária extrema ou à necessidade de utilização de um dente específico para criação de pilares para uma ponte fixa.

Seja qual for o caso, o tratamento endodôntico segue, normalmente, três passos:

  1. A endodontia começa pela desvitalização e remoção dos tecidos orgânicos, micro-organismos e início de terapia.
  2. Numa segunda fase, é feita uma avaliação posterior ao dente, confirmando o tratamento e a resposta à medicação.
  3. Fase final do tratamento, dando-se início ao processo de restauração.

Apesar de um tratamento em endodontia poder ser, genericamente, reduzido a estes três passos, importa sublinhar que este é, no entanto, um procedimento complexo. 

A endodontia mecanizada consiste na eliminação do nervo que se encontra na parte interna do dente, incluindo os seus canais radiculares, seguindo-se um processo de selamento destes mesmos canais com materiais especializados para que se evitem complicações no futuro, de modo a que o dente continue a ocupar aquele espaço e mantendo a sua função original.

É numa consulta de endodontia que conseguimos preservar os seus dentes de forma natural, mantendo o seu aspeto estético e funcionalidades essenciais à saúde bucal, entre outras vantagens associadas ao tratamento.

 

Vantagens do Tratamento Endodôntico

Uma das principais vantagens da endodontia mecanizada é a prevenção da realização de uma extração dentária definitiva.

Como vimos, a endodontia é o último recurso utilizado para evitar este procedimento último, não só mantendo as suas funções essenciais e o seu aspeto estético, como evitando futuros tratamentos e custos associados à uma substituição permanente, como seria o caso de um implante dentário.

Além destas, a endodontia mecanizada é também responsável pela eliminação completa das dores associadas à causa que originalmente levou ao tratamento, bem como previne outras lesões que possam vir a comprometer o dente em causa, assim como das suas áreas em redor.

Tratamento Endodôntico

O tratamento endodôntico é doloroso?

Numa palavra? Não! Numa consulta de endodontia não vai sentir qualquer dor.

 

A endodontia recorre à anestesia local, eliminando assim qualquer dor associada ao procedimento.

 

Após uma primeira fase de intervenção, é natural que sinta algum desconforto durantes os dias seguintes, após a consulta de endodontia. No entanto, este desconforto é mitigado com recurso a medicação específica, indicada pelo seu médico de especialidade, numa consulta de endodontia mecanizada.

Mas sabemos que, muitas vezes, os pacientes podem sentir-se um pouco ansiosos ao longo de uma consulta. Na clínica Isabel Flores Allen, pode também optar pela sedação com óxido nitroso, numa consulta de endodontia, utilizada em muitos países para reduzir a ansiedade em alguns pacientes, de modo a que seja possível manter toda a tranquilidade ao longo de todo o procedimento. 

Tratamento Endodontia Mecanizada e Microscópio

Logo no início deste artigo, falámos-lhe da endodontia mecanizada.

A endodontia mecanizada é um método que recorre a tecnologia de ponta, nomeadamente à utilização de microscópios especializados, de última geração, que aumentam a eficiência do tratamento.

Com estes microscópios, o médico de especialidade passa a ter uma visão mais precisa do interior do dente, uma vez que o processo de endodontia mecanizada implica a interação e a intervenção em áreas cuja espessura é inferior a um fio de cabelo. 

Com um microscópio, a área do dente a tratar não só fica mais iluminada, como permite ao médico especializado em endodontia ver zonas do canal do dente até 32 vezes mais perto – algo impossível a olho nu.

Este aumento ótico possibilitado pelo Microscópio possibilita um maior sucesso de outros tratamentos tais como a microcirurgia endodôntica, as reparações nas raízes dos dentes, ou até a reparação de alguns tratamentos endodônticos realizados previamente. Sim, leu bem: prévios.

Por vezes, chegam-nos casos nos quais a endodontia foi previamente realizada de forma menos correta, dando origem a novas complicações e à necessidade de se recorrer a um tratamento endodôntico de reparação posterior. 

 

Só com a endodontia mecanizada e microscópio é que se conseguem eliminar verdadeiramente todos os focos potenciais de infeção dentária e evitar a posterior extração do dente.

 

Esta é uma das principais razões pelas quais deve optar sempre por clínicas dentárias especializadas em endodontia mecanizada, como é o caso da clínica Isabel Flores Allen, reconhecida pelos seus pacientes satisfeitos!

Microscópio

Consulta de Endodontia

Como vimos ao longo de todo o artigo, uma consulta de endodontia mecanizada visa o tratamento e o restabelecimento dos tecidos orgânicos que dão vitalidade aos seus dentes.

A endodontia é um último recurso, antes de optar por uma extração total do dente e consequente implante dentário e seus custos associados.

Esta é uma opção natural, que mantém o dente, mantendo o seu aspeto estético, bem como as suas funções. Antes de uma consulta de endodontia mecanizada deve, por isso, ser realizada uma consulta de avaliação para garantir que este é mesmo o melhor caminho a seguir.

No entanto, no caso de estar a sentir sensibilidade extrema nos dentes, o mais certo é o problema já ter atingido o interior dos mesmos e, por isso, o mais certo é mesmo ser necessária uma consulta de endodontia mecanizada.

E embora este seja um tratamento maioritariamente utilizado em adultos, por vezes, existe a necessidade de o aplicar nos mais jovens, recorrendo à endodontia infantil. Nestes casos, o procedimento mantém-se, ainda que naturalmente adaptado à idade do paciente.

 

Em quantas consultas se realiza um tratamento endodôntico? 

O procedimento da endodontia mecanizada é, normalmente, realizado em duas consultas. 

Mas é possível que, por vezes, uma consulta seja suficiente, enquanto noutras serão necessárias mais do que duas consultas em endodontia ou sessões de tratamento, especialmente nos casos mais complexos que envolvam, por exemplo, dentes com restaurações antigas ou canais internos demasiados estreitos.

 

Ou seja, na prática, a endodontia vai depender sempre da sua situação, avaliada numa primeira consulta que pode marcar.

Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen Clínica Dentária no Porto - Drª Isabel Flores Allen